UFPB tem projeto institucional recomendado no Edital 13/2025 do Programa CAPES Global.Edu
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve o projeto RECOLPRI: Rede Colaborativa para Internacionalização em Prioridades Globais de Pesquisa e Inovação recomendado no resultado preliminar do Edital 13/2025 – Programa CAPES Global.Edu, divulgado em 27 de janeiro de 2026.
A UFPB está entre as quatro instituições das Regiões Norte e Nordeste do país que tiveram seus projetos recomendados no resultado preliminar do Edital 13/2025 – Programa CAPES Global.Edu.
A RECOLPRI está entre os 23 projetos institucionais selecionados nesta etapa, o que indica o compromisso da UFPB com a internacionalização do ensino e da ciência, a formação de redes de cooperação e o fortalecimento da pesquisa em temas estratégicos para o país e o cenário global.
Além do projeto coordenado pela UFPB, a instituição também integra, como instituição associada, outros dois projetos recomendados, coordenados pela UNIFESP e pela UFMS, ampliando a inserção de 60 programas de pós-graduação da UFPB em diferentes áreas de conhecimento e níveis de consolidação em iniciativas colaborativas de impacto nacional e internacional.
Oportunidades de internacionalização:
A recomendação da RECOLPRI abre caminho para um amplo conjunto de ações estratégicas de internacionalização na UFPB, tais como:
- Mobilidade acadêmica internacional para estudantes, docentes, técnicos(as)-administrativos(as) e pesquisadores(as);
- Intercâmbio científico com instituições estrangeiras no norte e no sul global;
- Formação e consolidação de redes internacionais em áreas prioritárias de pesquisa e inovação;
- Projetos colaborativos, atividades formativas e fortalecimento da produção científica em temas globais emergentes;
- Fortalecimento da cultura e da estrutura institucional de apoio à internacionalização.
Investimento estratégico ao longo de cinco anos:
Para viabilizar essas ações, o Programa CAPES Global.Edu prevê a destinação de recursos para mobilidade “incoming” e “outgoing” à rede formada pelas instituições participantes, que são componentes essenciais de projetos de internacionalização institucional, , com previsão de início de execução em junho de 2026.
O orçamento está planejado para sustentar todas as atividades do projeto ao longo dos cinco anos de sua execução, garantindo a continuidade, o impacto e o fortalecimento das iniciativas de internacionalização e de mobilidade internacional das instituições participantes por meio da previsão de uma gestão compartilhada do projeto.
O projeto RECOLPRI reúne uma sólida parceria entre UFPB, UNIFESP, UNEB, UFCSPA, IFAM e UFMS, consolidando uma rede nacional comprometida com a expansão das fronteiras do conhecimento e com a inserção global da pesquisa brasileira.
O Pró-reitor de Pós-Graduação da UFPB, Prof. Evandro Leite de Souza, coordenador do projeto RECOLPRI, destacou a importância estratégica da recomendação preliminar do projeto no âmbito do Programa CAPES Global.Edu:
“A recomendação do RECOLPRI representa um passo muito importante para fortalecer a internacionalização da pesquisa e da pós-graduação da UFPB e de toda a rede de instituições parceiras. O resultado reflete o trabalho coletivo de nossas equipes e o compromisso da gestão e da comunidade da UFPB com uma pós-graduação cada vez mais vinculada aos desafios globais da pesquisa e da inovação. Com o apoio financeiro previsto pelo programa, teremos condições de impulsionar ações de mobilidade, cooperação internacional e formação de redes de excelência ao longo dos próximos cinco anos, estimulando a cultura de internacionalização nas instituições que compõem o projeto.”
A PRPG/UFPB agradece o apoio e parabeniza todas(os) as(os) pesquisadoras(es) envolvidas(os) na elaboração do projeto institucional e reitera o seu compromisso com a promoção de uma UFPB cada vez mais internacional, inclusiva, colaborativa e inovadora.
