UFPB em destaque na Avaliação Quadrienal da CAPES!
A CAPES divulgou, em 12 de janeiro de 2026, o resultado preliminar da Avaliação Quadrienal 2025, e os Programas de Pós-graduação da UFPB continuam a apresentar avanços significativos.
No total, 77 programas de pós-graduação em funcionamento que ofertam cursos de mestrado e ou doutorado na UFPB foram avaliados.
Os resultados evidenciam avanços consistentes, visto que 23 programas tiveram aumento de nota em relação à avaliação quadrienal anterior ocorrida em 2021. Ocorreu expressivo aumento no número de programas com notas mais elevadas (5, 6 e 7), incluindo aumento superior a 100% nos programas considerados de excelência (notas 6 e 7). Merece destaque a nota 7 conquistada pelo programa de pós-graduação em modelos de decisão e saúde e a nota 6 conquistada pelos programas de pós-graduação em educação física, ciências da nutrição, ciência e engenharia de materiais, química, ciência e tecnologia e alimentos, zootecnia, produtos naturais e sintéticos bioativos, linguística e biotecnologia (RENORBIO).
Com esses resultados, a UFPB passa a contar com 34 programas de pós-graduação consolidados (nota 5; 24 programas de pós-graduação) e de excelência (notas 6 e 7; 10 programas de pós-graduação).
Além disso, houve redução de aproximadamente 50% no número de programas, que possuem a UFPB como sede, com nota mínima (3) para se manter no sistema nacional de pós-graduação, reforçando a melhoria contínua da pós-graduação. Assim, a instituição conta com 32 programas de pós-graduação com nota 4, tornando-se potenciais candidatos para oferta também de cursos de doutorado.
Outro ponto relevante, é o fortalecimento da pós-graduação nos campi do interior. Programas de pós-graduação, como de tecnologia agroalimentar e ciências agrárias – agroecologia, em Bananeiras, e de ciências do solo e zootecnia, em Areia, também tiveram aumento das suas notas, confirmando a interiorização que a interiorização da pós-graduação na UFPB ocorre de forma qualificada e estratégica.
Panorama atual da UFPB:
– 1 programa de pós-graduação com nota 7;
– 9 programas de pós-graduação com nota 6;
– 24 programas de pós-graduação com nota 5;
– 32 programas de pós-graduação com nota 4 e;
– 11 programas de pós-graduação com nota 3.
“O resultado da avaliação quadrienal 2025 reforça o compromisso da UFPB com a qualidade e a relevância da pós-graduação. É fruto do trabalho coletivo e do talento de docentes, discentes e servidores técnicos-administrativos que promovem o ensino, a pesquisa e impactam a sociedade”, destacou o Pró-Reitor(a) de Pós-Graduação da UFPB, Evandro Leite de Souza.
