Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Bolsas de Estudo "Stipendium Hungaricum
conteúdo

Notícias

Programa de Bolsas de Estudo "Stipendium Hungaricum

Bolsas de estudos para brasileiros
publicado: 21/02/2017 13h21, última modificação: 28/09/2017 09h51

A PRPG informa que em, 22 de dezembro de 2016, foi assinado Memorando de Entendimento entre o Ministério da Educação do Brasil e o Ministério das Capacidades Humanas da República da Hungria. O documento estabelece que serão ofertadas 250 (duzentas e cinquenta) bolsas de estudos para brasileiros, sendo 100 (cem) bolsas de estudos de Graduação em regime pleno ou parcial (BA/BSc) e 120 (cento e vinte) de Mestrado (MA/MSc), com prioridade para as seguintes áreas: Agricultura, Engenharia, Ciências Naturais e Esportivas, Artes e Relações Internacionais no Serviço Público. O Programa oferecerá, ainda, 30 (trinta) bolsas de estudos para Doutorado (PhD) em qualquer área de interesse.

Trata-se de oferecimento unilateral da parte húngara e não há  custos  para  o Brasil. Conforme estabelecido no Memorando de Entendimento, as despesas do estudante brasileiro serão custeadas pela instituição de ensino receptora a qual oferecerá ensino gratuito aos bolsistas, bolsa de estudos e direito a serviços de saúde, de acordo com a legislação da República da Hungria. Os custos da viagem internacional (passagens aéreas, seguros de viagem, vistos etc.) deverão ser pagos pelo candidato.

As bolsas ofertadas pelo governo húngaro não se inserem no âmbito de outros programas do Ministério da Educação da República Federativa do Brasil e não deverão gerar qualquer expectativa de revalidação automática de diplomas.

As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 5 de março de 2017 no site da Tempus Public Foundation, instituição húngara responsável pelo programa de bolsas, no endereço www.stipendiumhungaricum.hu.