UFPB aprova a criação do Programa de Graduação integrada à Pós-Graduação (GradPG)
O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em reunião extraordinária realizada no dia 14/11/2025 aprovou a resolução que institui o Programa de Graduação Integrada à Pós-Graduação Stricto Sensu (GradPG) na universidade. O objetivo do GradPG é ampliar a formação de mestres e doutores, incentivar a produção de conhecimento acadêmico e estimular que estudantes de graduação se interessem em cursar a pós-graduação.
O programa foi instituído pela Capes por meio da Portaria 291, de 13 de setembro de 2024, e permite que estudantes de graduação com alto desempenho acadêmico iniciem sua formação de mestrado ou doutorado enquanto ainda estão cursando a graduação, acelerando a formação de recursos humanos qualificados. O GradPG também visa estimular a interiorização da pesquisa por meio de redes colaborativas, com cooperação nacional e internacional, incentivar parcerias entre a UFPB e hospitais, centros e institutos de pesquisa, associações, conselhos profissionais, museus, indústrias e parques tecnológicos e setores da administração e assistência pública, para promover a produção de conhecimento e a inovação em diversos campos do conhecimento.
Poderão participar do GradPG, os programas de pós-graduação stricto sensu avaliados e reconhecidos pelo Ministério da Educação e que possuam afinidade com curso(s) de graduação em funcionamento na UFPB.
A regulamentação do GradPG será feita por meio de Portaria conjunta a ser emitida pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pró-Reitora de Graduação da UFPB e publicada nos próximos meses.
