Você está aqui: Página Inicial > Contents > Temp > Doutorado Acadêmico para Inovação - Formulário Empresas

Doutorado Acadêmico para Inovação - Formulário Empresas

publicado: 10/09/2018 16h31, última modificação: 10/09/2018 16h31

Senhores (as) Empresários(as),

Ao lançar o Edital n. 23\2018, o CNPq pretende estimular parcerias entre Empresas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), através do incentivo à abertura de um programa de Doutorado Acadêmico para Inovação, de modo a fortalecer, por um lado, a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por outro lado, a capacidade inovadora e a competitividade nas Empresas parceiras, impulsionando Sistema Regionais de Inovação.

A ideia é selecionar até 10 bolsistas e inseri-los como alunos regulares em cursos de doutoramento já existentes na Instituição universitária que aderir. Esses doutorandos deverão ter um orientador (na Academia) e um supervisor (junto à empresa) para desenvolver atividades de PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) nas instalações da própria empresa ou outro local por ela indicado. Ao final do curso, o(a) estudante apresentará, além da tese, produtos ou processos inovadores que possam ser aplicados ao setor empresarial.

As bolsas serão financiadas com recursos do CNPq, sabendo-se que um curso de doutorado pode durar até 04 (quatro) anos, perfazendo até 48 parcelas de bolsa para cada beneficiário. Como contrapartida, cada empresa parceira custeia o valor mínimo de R$18.912,00 (dezoito mil, novecentos e doze reais) por cada bolsa concedida (valor correspondente à chamada “taxa de bancada” da bolsa, pelo total dos 48 meses), a ser disponibilizado em espécie à ICT ou à Fundação de Apoio por ela indicada, assim como em bens de capital (material permanente ou equipamento), incorporáveis ao patrimônio da ICT.

A UFPB, por sua PRPG, pretende aderir ao DAI e apresentar projeto institucional pela Chamada do CNPq.
Desse modo, o primeiro passo é identificar Programas de Pós-Graduação e Empresas parceiras. Para tanto, com o suporte da FIEP, e na sequência de reuniões realizadas, vimos aplicar o formulário google abaixo.

O formulário estará aberto entre os dias 10 a 20 de setembro pelo link:

ATENÇÃO! A lista de doutorados da UFPB (e respectivas linhas de pesquisa) pode ser encontrada neste endereço: