Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > CAAPG > Cotutela
conteúdo

Cotutela

por PRPG publicado 25/06/2019 15h30, última modificação 27/06/2019 15h09

O Doutorado em Cotutela é o desenvolvimento de atividades de pós-graduação stricto sensu, em nível de doutorado, sob o regime de cotutela – entre a UFPB e uma instituição de ensino superior (IES) estrangeira conveniada – com a concessão de dupla titulação. É necessário que existam, entre as universidades, programas doutorais reconhecidamente congêneres.

Entende-se como cotutela de tese a modalidade de desenvolvimento de atividades, no âmbito da pós-graduação stricto sensu, que permite ao estudante de doutorado realizar sua tese sob a responsabilidade de dois orientadores, um vinculado a um dos programas doutorais da UFPB e o outro a uma IES estrangeira, onde existam programas de doutoramento, com ou sem parte letiva, reconhecidos como congêneres pelas duas instituições.

 A instituição de origem é aquela em que o estudante foi admitido por seu programa de doutoramento e a  instituição de acolhimento é aquela a que pertence o outro orientador e onde o estudante vai desenvolver parte das atividades do doutorado.

 Podem se candidatar estudantes que:

- Estiverem regularmente inscritos num dos programas doutorais da UFPB ou em uma universidade conveniada;

- Pretenderem obter grau de doutor por ambas as universidades conveniadas, nos termos de uma convenção prévia específica denominada ‘Termo de Cotutela’, a ser assinada entre as IES;

-  Busquem a realização de um trabalho de doutoramento com a participação de dois orientadores, sendo um deles da UFPB e outro da universidade conveniada.

 Importante!

PARA CADA TESE É NECESSÁRIA A CELEBRAÇÃO DE UM TERMO DE COTUTELA DE TESE ESPECÍFICO

O INÍCIO DAS ATIVIDADES DO DOUTORADO REALIZADO EM REGIME DE COTUTELA FICA CONDICIONADO À PRÉVIA EXISTÊNCIA DE TERMO DE COTUTELA CELEBRADO ENTRE A UFPB E A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ESTRANGEIRA, DEFININDO AS CONDIÇÕES PARTICULARES PARA O DESENVOLVIMENTO DE TESE DE DOUTORADO QUE CONDUZA À OUTORGA DE TITULAÇÃO SIMULTÂNEA PELAS DUAS UNIVERSIDADES ENVOLVIDAS.

Das etapas para abertura de processo administrativo na UFPB com vistas à realização de doutoramento em regime de cotutela de tese

 Procure a Coordenação do Programa de Pós graduação e a PRPG.

As Resoluções 37/2014 e 46/2015 do CONSEPE/UFPB tratam da cotutela.

A resolução geral da pós graduação 79/2013 CONSEPE/UFPB encontra-se aqui http://www.prpg.ufpb.br/prpg/contents/menu/caapg/caapg-leis-e-normas

Passo a passo do processo de cotutela

Modelo de termo de cotutela em português- UFPB

Discentes em cotutela na UFPB