Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB retoma Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação

UFPB retoma Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação

publicado: 19/04/2023 14h40, última modificação: 19/04/2023 14h40

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoveu nesta terça-feira (18) o Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação, que ocorreu no auditório do prédio onde se localizam as superintendências da UFPB, no Campus I, em João Pessoa. Trata-se da retomada das reuniões presenciais do Fórum, cujo último encontro aconteceu em 2021.

O objetivo do fórum é proporcionar o debate, discussão e proposição de modificações ou criação de novas resoluções a respeito dos cursos de pós-graduação da UFPB. No encontro de retomada do fórum, os coordenadores foram convidados a apresentar demandas dos programas de pós-graduação e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais o trabalho realizado pelos diversos setores da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG).

“É um momento importante da gente conhecer um pouco mais os coordenadores, estar mais próximos deles e colocar a PRPG à disposição dos programas para que a gente possa trabalhar em parceria em prol da Universidade. Tentar entender de quem está na ponta, quais são as dificuldades e de que forma podemos atuar para a melhoria da estrutura física, da parte acadêmica, dos discentes e docentes de forma geral”, comentou o Prof. Luiz Medeiros Lima Filho, Pró-reitor de Pós-Graduação, que assumiu a gestão da PRPG há pouco mais de um mês.

A partir da reativação o Fórum dos Coordenadores de Pós-graduação, a estimativa é a realização de, no mínimo, duas reuniões ao ano. Nesta edição a pauta do Fórum contou com apresentação do novo Pró-reitor, informes gerais da PRPG e informes da Coordenação Geral de Operacionalização das Atividades de Pós-Graduação (COAPG) com Eliana Bezerra, Técnica em Assuntos Educacionais e coordenadora do Setor.

Também houve uma apresentação da Divisão de Atividades Financeiras (DAF), na qual Débora de Oliveira Rego Luna,UFPB retoma Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação Assistente em Administração e Coordenadora do setor tratou de informações sobre diárias, auxílio financeiro a estudantes, auxílio financeiro a pesquisadores, material de consumo, passagens e serviços de terceiros, além de regras para concessão no Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP).

O servidor Jozenaldo Gama Barreto realizou uma apresentação do Setor de Bolsas e falou sobre as ações da unidade, atribuições junto aos programas da CAPES, reajuste de bolsas da Capes, aumento do quantitativo de bolsas de Pós-graduação da UFPB de 939 em 2022 para 1012 em 2023, dentre outros.

Já o professor Humberto Vilar da Silva, Coordenador de Acompanhamento e Avaliação dos PPGs (CAAPG), apresentou um levantamento sobre o crescimento do número de cursos de PG na UFPB, de 2012 a 2020, com destaque para o aumento de cursos conceito 5 e 6, falou a respeito da avaliação quadrienal dos PPGs e apresentou o andamento de minutas de resoluções discutidas em 2022.

A reunião contou com a presença de cerca de 60 coordenadores e vice-coordenadores que integram o fórumApós uma rodada de diálogos para o esclarecimento de dúvidas, o evento foi finalizado com palestra sobre o Ambiente MatLab e as potencialidades e oportunidades para a UFPB; e ações de fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Um dos assuntos mais discutidos entre os cerca de 60 coordenadores presentes foi a reformulação da resolução nº 79/2013 que rege os Programas de Pós-graduação da UFPB. Para o Pró-reitor Luiz Medeiros é natural a necessidade de modernização da resolução para atender melhor aos programas.

O Pró-reitor comentou sobre a reformulação em andamento. “Já teve uma primeira discussão, nossa ideia é ampliar essa discussão para um segundo momento. A gente vai enviar a minuta para todos os programas, daremos um prazo para eles trabalharem nela e depois vamos trabalhar em cima das sugestões dos programas”, afirmou.

A perspectiva do Pró-reitor de Pós-graduação é que a partir dos próximos fóruns sejam realizadas discussões mais amplas, de forma que a PRPG possa compreender melhor as dinâmicas e demandas dos programas e incorporar, seja através de resoluções, editais ou de outra forma.

ASCOM UFPB
Fotos: Angélica Gouveia/ASCOM UFPB