Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe aprovação de financiamento internacional na área de Artes
conteúdo

Notícias

UFPB recebe aprovação de financiamento internacional na área de Artes

publicado: 14/06/2019 19h41, última modificação: 17/06/2019 11h43

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), obteve ontem, dia 13 de junho, a aprovação para o financiamento internacional de ações artísticas e culturais em âmbito acadêmico, através de programa de cooperação internacional junto à Escola de Música da Örebro University da Suécia.

O financiamento internacional aprovado provém do Programa Linnaeus-Palme, da Agência Nacional de Educação da Suécia. Este Programa, criado no início dos anos 2000, objetiva o fortalecimento de cooperações internacionais entre universidades suecas e instituições de ensino superior de países em desenvolvimento, buscando assim, o progresso educacional em níveis globais.

A construção do acordo de cooperação foi mediada pelos professores da UFPB, José Henrique Martins, Sandra Aquino e Felipe Avellar de Aquino em visita à Universidade de Örebro no mês de fevereiro do corrente ano, que na oportunidade conheceram as estruturas da Escola de Música e Teatro, analisando estúdios, laboratórios e demais ambientes acadêmicos. O acordo foi possível devido a colaboração de professores locais da suécia, Lena Johnson que liderou todo este processo – participou de atividades acadêmicas no PPGM e, no ano passado, esteve na UFPB como artista convidada do 2º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM e Peter Fogel (atual coordenador do Programa de Produção Musical),.

Para o docente Felipe Avellar, Professor Titular de Violoncelo da UFPB, receber essa notícia, tendo em vista as dificuldades em que atualmente se encontra a educação superior brasileira, é por si, um motivo de grande contentamento. Como coordenador do Grupo de Pesquisas em Pedagogia, Performance e Literatura de Instrumentos de Cordas, Felipe vê que este acordo acarretará em diversos projetos acadêmicos produtivos e de pesquisa, de altíssimos níveis, além é claro, da ampliação de eventos artísticos inspiradores.

Avellar ainda reforça que, conforme o projeto for expandido, ele irá proporcionar cada vez mais o aumento de possibilidades para a comunidade musical, gerando novas perspectivas de interação para os discentes e experiências enriquecedoras para toda a comunidade acadêmica, o que além de ampliar as relações, irá auxiliar no desenvolvimento artístico e humanístico.

Para a Professora Márcia Fonseca, Coordenadora da Coordenação Geral de Acompanhamento e Avaliação dos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu (CAAPG), esta parceria se faz relevante por conta do baixo número de parcerias internacionais na área de artes e da constante carência de investimentos em música e cultura.

A efetivação deste acordo institucional com a Universidade de Örebro, que é reconhecida internacionalmente pelo seu alto nível de excelência acadêmica e por sua capacidade de articulação internacional, tendo já estabelecido parcerias de impacto com a UNB e com a UniRio, vem ampliar o suporte e o fomento às pesquisas na UFPB e em âmbito internacional, possibilitando a expansão da rede de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-graduação e fortalecer o Programa de Internacionalização Capes-PrInt-UFPB

Emerson Barbosa - Estagiário da PRPG