Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança selo comemorativo em homenagem ao centenário do economista Celso Furtado

publicado: 27/07/2020 13h49, última modificação: 03/08/2020 17h59

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) e a Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançam selo comemorativo em homenagem ao centenário (1920-2020) do Ex-ministro e economista brasileiro Celso Furtado no dia 26 de julho de 2020.

A PRPG além do lançamento do selo em parceria com a Editora UFPB, estará desenvolvendo diversas ações comemorativas durante este ano, uma delas será o lançamento Edital PROGRAMA DE APOIO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA – 2020-2021 – PRÓ-PUBLICAÇÃO DE LIVROS PRPG/UFPB em formato de coletânea de obras produzidas pelos programas de pós-graduação da UFPB sobre Celso Furtado. Serão selecionados três livros de até 500 páginas estruturados pelas correntes de pensamento de Celso Furtado.

Celso Furtado, nascido no município de Pombal no alto sertão da Paraíba, formado em Ciências Jurídicas e Sociais em 1944 pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e no doutorado em economia da Universidade de Paris-Sorbonne, concluído em 1948 com uma tese sobre a economia brasileira no período colonial.

Celso lecionou na Faculdade de Direito e Ciências Econômicas da Sorbonne, em Cambridge na Inglaterra, na  American University, em Columbia e no Instituto de Estudos do Desenvolvimento da Universidade de Yale  nos EUA.

Entre as grandes realizações e inúmeras ações do célebre economista, destaca-se: Ministro do Planejamento do Brasil (1962) e Ministro da Cultura (1986), elaborador do Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social (1962), criou em 1959 a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em 1953 foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE).

Além disso, Celso Furtado foi autor de cerca de 30 títulos, muitas deles sendo importantíssimos para a consolidação do pensamento econômico moderno, do Brasil e América Latina.

Selo-Celso

Emerson Barbosa - ASCOM/PRPG