Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrição de novos alunos de pós-graduação em Direito

Inscrição de novos alunos de pós-graduação em Direito

UFPB inscreve para ingresso de novos alunos de mestrado e doutorado em Direito. São 30 vagas para o curso de mestrado e 15 para o doutorado
publicado: 15/01/2020 12h48, última modificação: 14/02/2020 11h17
Inscrições seguem até o dia 27 de janeiro. Crédito: Angélica Gouveia

As inscrições para 45 vagas de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tiveram início domingo (12) e seguem até o dia 27 de janeiro. São 30 vagas para o curso de mestrado (15 para área de Direito Econômico e 15 de Direitos Humanos) e 15 vagas para o doutorado (todas na área de Direitos Humanos e Desenvolvimento).

As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente por meio eletrônico, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A taxa de inscrição é de R$ 85,93.

Do total de vagas oferecidas, 20% serão destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, correspondendo a seis vagas de mestrado e três de doutorado.

O processo seletivo terá duas etapas: prova escrita (tanto para o mestrado quanto para o doutorado), no dia 14 de fevereiro; e avaliação do Plano Preliminar de Dissertação e Tese (projeto de pesquisa /entrevista), entre os dias 23 e 31 de março. Ambas serão eliminatórias e classificatórias. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 7 de maio.

Internacionalização

A coordenadora da Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, professora Maria Creusa de Araújo Borges, destaca que o programa tem selo de Internacionalização da CAPES e possui convênios ativos com universidades estrangeiras, como a Universidade de Coimbra, em Portugal, e Universidade de Firenze, na Itália.

“Com o convênio de Coimbra, por exemplo, a gente se estruturou para propiciar segurança jurídica às missões e à mobilidade internacional de discentes e docentes. Um passo importante para a promoção da internacionalização dentro da área temática do CAPES-Print”, destaca.

A professora informou ainda que o convênio com Coimbra possibilita, entre outras coisas, que os alunos de doutorado obtenham a dupla titulação, UFPB e Universidade de Coimbra.

Documentos

Interessados podem obter mais informações no edital da seleção e no documento do convênio com a Universidade de Coimbra.

Ascom/UFPB