Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Seminário de Pesquisa em Ontologias do Brasil abre chamada para trabalhos
conteúdo

Notícias

Seminário de Pesquisa em Ontologias do Brasil abre chamada para trabalhos

O 16º Seminário de Pesquisas em Ontologias do Brasil (ONTOBRAS) acontece de 28 de agosto a 01 de setembro de 2023
publicado: 10/04/2023 16h40, última modificação: 10/04/2023 16h40

O Seminário de Pesquisas em Ontologias do Brasil (ONTOBRAS) está com inscrições abertas para submissão de trabalhos. O evento tem como objetivo reunir a comunidade de pesquisadores e estudantes que investigam o tema Ontologia nos âmbitos da Ciência da Computação e da Ciência da Informação, bem como profissionais da indústria da informação, proporcionando oportunidades e um ambiente científico para troca de conhecimento em teorias, métodos, linguagens e ferramentas de engenharia de ontologias e experiências em aplicações de ontologias na solução de problemas diversos.

O ONTOBRAS visa à expansão e fortalecimento da comunidade de Ontologias no Brasil, por meio da troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e profissionais, e do incentivo à proximidade entre Academia e Indústria, permitindo que soluções de vanguarda projetadas nesses ambientes influenciem aplicações reais em diferentes setores. 

Além disso, estudantes  cuja pesquisa se refere a ontologias têm no Workshop Teses e Dissertações em Ontologias (WTDO) uma oportunidade para discutir suas propostas com especialistas e receber feedback que contribui para o avanço  dos trabalhos.

Este ano, o ONTOBRAS será realizado em conjunto com a 14th International Conference on Biomedical Ontology (ICBO 2023).(https://icbo-conference.github.io/icbo2023/call-for-submissions/)

Pesquisadores e profissionais estão convidados a submeter contribuições de pesquisas teóricas, técnicas e práticas que direta ou indiretamente lidem com os tópicos de interesse apresentados na chamada de trabalhos. São bem-vindos trabalhos abordando desde as fundações filosóficas e teóricas até novas tecnologias e aplicações inovadoras.

DATAS IMPORTANTES 

Trilha Principal  

Submissão dos artigos:  04/06/2023  

Notificação de aceite: 07/07/2023

Versão final: 21/07/2023

WTDO 

Submissão dos artigos:  11/06/2023  

Notificação de aceite: 07/07/2023

Versão final: 21/07/2023

As chamadas de trabalhos completos, contendo informações detalhadas para a submissão dos artigos encontram-se disponíveis no site do ONTOBRAS (https://www.inf.ufrgs.br/ontobras/).

Com informações do ONTOBRAS