Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Seleção interna do PDSE entra em sua última semana

Seleção interna do PDSE entra em sua última semana

Instituições devem concluir escolha dos doutorandos, candidatos a estudar com bolsa fora do País, até o dia 13.
publicado: 09/03/2023 13h10, última modificação: 09/03/2023 13h10

Falta uma semana para o fim da etapa de seleção interna do Edital nº 44/2022, do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior. As instituições têm até a próxima segunda-feira, 13 de março, para concluir a escolha dos pesquisadores, candidatos a estudar fora do País. A CAPES concederá até 2.035 bolsas, num investimento que pode chegar a R$113,6 milhões.

De 15 de março a 3 abril, os doutorandos selecionados pelas instituições deverão apresentar a candidatura no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), preencher o formulário e anexar a documentação solicitada. As Pró-Reitorias de Pós-Graduação – ou seus equivalentes – terão de 10 a 17 de abril para homologar as inscrições, em outra seção do Sicapes. O início das atividades no exterior se dará entre setembro e novembro. O cronograma completo está disponível no edital.

Para participar é necessário ser brasileiro nato ou, se estrangeiro, possuir visto de estudante ou autorização de residência no Brasil. Além disso, o candidato não pode possuir título de doutor, deve estar matriculado em curso de doutorado, com nota igual ou superior a quatro e não pode ser inadimplente com a CAPES ou quaisquer órgãos da administração pública.

Sobre o Programa
O Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior – PDSE tem por objetivo complementar e aumentar as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expandindo a colaboração com cientistas estrangeiros, além de aumentar a visibilidade da produção científica do País e fortalecer os programas de pós-graduação brasileiros.

CGCOM/CAPES