Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRPG publica Edital CAPES PRINT - UFPB/Nº 005/2023 - Bolsas de PDSE - Doutorado Sanduíche no Exterior

Vagas destinadas à primeira janela de 2024
publicado: 11/07/2023 16h22, última modificação: 03/08/2023 15h17

A Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no âmbito do Programa CAPES-PrInt-UFPB, torna publico Edital de Seleção Interna para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), com bolsas para o ano de 2024, direcionada exclusivamente para os Programas de Pós-Graduação da UFPB selecionados para o Capes-Print-UFPB, de acordo com o orçamento aprovado para o período em referência.

Ao todo, serão ofertadas bolsas com duração entre seis ou doze meses a depender dos temas abordados e dos projetos selecionados.

Período de inscrição das Candidaturas às coordenações dos PPGs/PRPG para as propostas que concorrem à janela única de 2023 de indicação dos bolsistas é de 13 a 20 de julho de 2023. Podem ser contemplados com a modalidade de doutorado sanduíche no exterior, alunos(as) regularmente matriculados(as) em cursos de doutorado nos PPGs da UFPB, que participem do Programa CAPES-PrInt-UFPB, desde que tenham integralizado número de créditos compatível com a perspectiva de conclusão do curso. Os temas selecionados e os projetos você confere abaixo:

Tema 1: INTERVENÇÕES, TECNOLOGIAS, PRODUTOS E PROCESSOS APLICADOS À SAÚDE

• Projeto 1: Prospecção, melhoramento e desenho de produtos, propriedades e indicadores de interesse para a saúde.
  • Coordenador: Júlio dos Santos Rebouças.
  • Projeto 3: Intervenções farmacológicas e não farmacológicas em doenças crônicas e desenvolvimento humano.
  • Coordenadora: Fabiana de Andrade.

Tema 2: TERRITÓRIOS DA DIVERSIDADE: EDUCAÇÃO, LINGUAGENS, MEDIAÇÕES CULTURAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

• Projeto 1: Mediações sociais, educativas, culturais, linguísticas e políticas em contextos marcados pela diversidade Impactos das mudanças climáticas sobre a gestão da cobertura vegetal e sobre a (sócio)biodiversidade no bioma Caatinga no Nordeste do Brasil.
  • Coordenador: José Ferrari Neto.
  • Projeto 2: Concepções de espaços, territórios e redes em contextos marcados pela diversidade.
  • Coordenadora: Vanessa Neves Riambau Pinheiro.
  • Projeto 3: Territórios da diversidade: sistemas de aprendizagem, práticas reflexivas e disseminação de informações em rede.
  • Coordenador: Marcelo de Souza Bispo.

Tema 3: BIOMA CAATINGA, BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE

• Projeto 1: Ciências ômicas aplicadas à prevenção da resistência antimicrobiana na interface humanos-animal-ambiente e à promoção da saúde e da segurança alimentar na Caatinga: uma abordagem One Health.
  • Coordenador: Celso José Bruno de Oliveira.
  • Projeto 2: Inovação em materiais, produtos e processos associados à conservação ambiental e sustentabilidade.
  • Coordenadora: Maria Cristina Basílio Crispim da Silva.
  • Projeto 4: Impactos das mudanças climáticas sobre a gestão da cobertura vegetal e sobre a (sócio) biodiversidade no bioma Caatinga no Nordeste do Brasil.
  • Coordenador: Maílson Monteiro do Rego.

As inscrições individuais para as candidaturas serão realizadas nas secretarias dos respectivos Programas de Pós-Graduação, conforme aponta o edital.

CONFIRA O EDITAL

Retificação