Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRPG publica Edital CAPES PRINT - UFPB/Nº 001/2023 - Bolsas de PDSE - Doutorado Sanduíche no Exterior

publicado: 19/04/2023 17h07, última modificação: 25/04/2023 15h48

A Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no âmbito do Programa CAPES-PrInt-UFPB, torna público o Edital de Seleção Interna para Bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), ano de 2023, direcionado exclusivamente para os Programas de Pós-Graduação da UFPB selecionados para o Capes PrInt UFPB, de acordo com o orçamento aprovado para o período em referência.

Ao total, serão ofertadas 15 bolsas com duração entre seis ou doze meses dependendo dos temas abordados e dos projetos selecionados. Os temas selecionados e os projetos você confere abaixo:

Tema 1: INTERVENÇÕES, TECNOLOGIAS, PRODUTOS E PROCESSOS APLICADOS À SAÚDE

• Projeto 1: Prospecção, melhoramento e desenho de produtos, propriedades e indicadores de interesse para a saúde.
  • Projeto 3: Intervenções farmacológicas e não farmacológicas em doenças crônicas e desenvolvimento humano.

Tema 2: TERRITÓRIOS DA DIVERSIDADE: EDUCAÇÃO, LINGUAGENS, MEDIAÇÕES CULTURAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

• Projeto 1: Mediações sociais, educativas, culturais, linguísticas e políticas em contextos marcados pela diversidade.
  • Projeto 2: Concepções de espaços, territórios e redes em contextos marcados pela diversidade.
  • Projeto 3: Territórios da diversidade: sistemas de aprendizagem, práticas reflexivas e disseminação de informações em rede.

Tema 3: BIOMA CAATINGA, BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE

• Projeto 1: Ciências ômicas aplicadas à prevenção da resistência antimicrobiana na interface humanos-animal-ambiente e à promoção da saúde e da segurança alimentar na Caatinga: uma abordagem One Health.
  • Projeto 2: Inovação em materiais, produtos e processos associados à conservação ambiental e sustentabilidade.
  • Projeto 4: Impactos das mudanças climáticas sobre a gestão da cobertura vegetal e sobre a (sócio)biodiversidade no bioma Caatinga no Nordeste do Brasil.

O período de submissão de propostas inicia no dia 22 de abril a 01 de maio de 2023. Podem pleitear as bolsas da modalidade de doutorado sanduíche no exterior, alunos (as) regularmente matriculados (as) em cursos de doutorado nos PPGs da UFPB, que participem do Programa CAPES-PrInt-UFPB, desde que tenham integralizado um número de créditos compatível com a perspectiva de conclusão do curso.

As inscrições individuais para as candidaturas serão realizadas nas secretarias dos respectivos Programas de Pós-Graduação, conforme aponta o edital.

CONFIRA O EDITAL

ANEXO II - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PDSE

ANEXO III - FICHA DE AVALIAÇÃO - BOLSAS PDSE

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO DO RESULTADO DA PRÉ-SELEÇÃO INTERNA - PDSE