Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa para bolsas no exterior recebe 52 inscrições

Programa para bolsas no exterior recebe 52 inscrições

Serão investidos até R$260 milhões em projetos com temas como combate ao racismo, inclusão, acessibilidade e educação intercultural
publicado: 25/10/2023 17h14, última modificação: 25/10/2023 17h15

A CAPES publicou nesta quinta-feira, 19 de outubro, a relação dos 52 projetos inscritos no Edital nº 16/2023 para a seleção de 45 projetos de pesquisas no exterior pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. Serão investidos até R$260 milhões ao longo de quatro anos em propostas que tenham como temas o combate ao racismo, inclusão, acessibilidade e educação intercultural.

Os projetos inscritos foram enviados por instituições de ensino superior de todas as regiões do País. A divulgação do resultado deve ocorrer até 29 de dezembro. Já as atividades começam a partir de janeiro de 2024. A indicação das bolsas está estimada para abril e maio ou outubro e novembro de cada ano de vigência dos projetos.

A concessão engloba bolsas de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche, além de recursos de custeio para estudos em universidades estrangeiras de excelência. Pelo menos metade das missões de estudo no exterior deverá ser realizada por mulheres, com preferência para as autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, ou com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades.

Sobre o Programa Abdias Nascimento
Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento é uma iniciativa da CAPES e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) voltada para a promoção de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu e formação de professores para a educação básica.

O objetivo é formar e capacitar, no Brasil e exterior, estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa de excelência.

CGCOM/CAPES