Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor Leonardo Lopes é nomeado Pró-reitor de Pós-graduação da UFPB

Professor Leonardo Lopes é nomeado Pró-reitor de Pós-graduação da UFPB

Novo pró-reitor assume a PRPG com desafios para o último ano da quadrienal da CAPES, em 2024
publicado: 26/12/2023 16h39, última modificação: 26/12/2023 16h39
Foto: acervo pessoal

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passou a contar do último dia 04/12 com o professor Leonardo Wanderley Lopes, da Pós-graduação em Fonoaudiologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), como o novo Pró-reitor de Pós-graduação (PRPG).

A nomeação, assinada pelo reitor Valdiney Gouveia, foi publicada no dia 04 de dezembro. O docente assumiu a função no mesmo dia, no lugar do professor Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho, que deixou a PRPG para ser professor visitante na Inglaterra, pelo programa Capes PrInt.

Segundo o novo Pró-reitor Leonardo Lopes, assumir a Pró-reitoria de Pós-graduação será um desafio de grande responsabilidade, tendo em vista a complexidade das atividades desenvolvidas pelo setor, bem como a articulação junto aos Programas de Pós da instituição em busca de melhorias e formação de recursos humanos qualificados nos cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado.

“Em 2024, estaremos no último ano da quadrienal da CAPES. Nesse sentido, um dos nossos desafios é estar próximo aos Programas e dar todo o suporte necessário para as demandas na avaliação quadrienal, para conseguirmos manter o nosso nível de excelência deles e avançarmos ainda mais, colocando a UFPB como referência no desenvolvimento de pesquisa e ensino na Pós-graduação”, ressaltou o docente.

Entre as metas prioritárias da Pró-reitoria, o prof. Leonardo destaca o desenvolvimento de ações sistemáticas junto aos Coordenadores de Pós-graduação para melhoria dos conceitos dos Programas no próximo quadriênio; incentivar a publicação de periódicos de alto impacto; reforçar a internacionalização dos Programas de Pós; reduzir a evasão dos discentes da Pós; criar um sistema de acompanhamento de egressos da Pós-graduação, entre outras.

O docente Leonardo Wanderley Lopes é professor titular do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB e professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Fonoaudiologia da UFPB/UFRN, Modelos de Decisão e Saúde e Linguística, também da UFPB. Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2023-2024).

Possui graduação em Fonoaudiologia (UNIPÊ, 2002), especialização em Voz (UFPE, 2004), Mestrado em Ciências da Linguagem (UNICAP, 2006), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2012) e Pós-Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp (2016). É bolsista de Produtividade em Pesquisa (2018-atual) do CNPq e Líder do Laboratório Integrado de Estudos da Voz (LIEV) da UFPB.