Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-reitoria de Pós-graduação da UFPB participa de seminário da Capes

Pró-reitoria de Pós-graduação da UFPB participa de seminário da Capes

A PRPG representou a UFPB no Seminário de Acompanhamento do Programa Capes Print, realizado nos dias 28 e 29 de setembro em Brasília
publicado: 04/10/2023 16h38, última modificação: 04/10/2023 16h40
Exibir carrossel de imagens Representantes da UFPB ao lado da presidenta da Capes. Da esquerda para a direita: Servidor da PRPG Anderson Queiroz, Pró-reitor de Pós-graduação Luiz Medeiros, presidente da Capes Mercedes Bustamante e o professor da UFPB Júlio Rebouças.

A Universidade Federal da Paraíba, representada pela Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da instituição, participou do Seminário de Acompanhamento do Programa Capes Print, em Brasília-DF. O evento ocorreu em 28 e 29 de setembro de 2023, no subsolo da Capes, na capital federal.

Os integrantes que representaram o Comitê do Print no evento foram o pró-reitor da PRPG prof. Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho, o professor Júlio Santos Rebouças, e o servidor da PRPG responsável pelo Print Anderson Queiroz de Castro Gomes.

O objetivo do evento foi realizar um levantamento a respeito dos principais resultados apresentados pelas 36 instituições participantes do Programa, que foi criado com o objetivo de promover o processo de internacionalização das universidades brasileiras.

Pró-reitor de Pós-graduação da UFPB, Luiz Medeiros, apresentando a instituição e suas ações no âmbito do Capes PrInt.No caso da UFPB, o Pró-reitor Luiz Medeiros apresentou os principais números da universidade, com relação a beneficiários do Programa. Professores visitantes e alunos (discentes de pós-graduação) foram para universidades de países participantes do PrInt, com bolsas PVE (Professor Visitante no Exterior) e PDSE (Programa Doutorado Sanduíche no Exterior).

Além disso, outro aspecto ressaltado na apresentação foi a contratação de mais de 50 professores visitantes com experiência internacional, com recursos próprios da instituição, como contrapartida ao ingresso da UFPB no Print.

Outras atividades foram realizadas no evento, com a participação de servidores da Capes, que realizaram treinamentos e oficinas do Programa.

Dentre as autoridades presentes, podem ser citadas a presidente da Capes, professora Mercedes Bustamante, além de pró-reitores de instituições públicas e privadas do país.