Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-Reitor de Pós-Graduação participa de evento sobre fortalecimento da cadeia produtiva da Paraíba

O encontro teve como objetivo debater alternativas que ajudem os produtores da Paraíba a se firmarem no mercado
publicado: 24/09/2021 11h23, última modificação: 24/09/2021 11h23

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou, nesta quarta-feira (22), de encontro de lançamento do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Planes-PB). O Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFPB, Fernando Guilherme Perazzo, representou a instituição no evento que aconteceu no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), em Campina Grande.

O plano é um marco inicial para fortalecer nove cadeias produtivas organizadas em Arranjos Produtivos Locais-APLs.

Durante o evento, foi assinado um Termo de Compromisso. Para participar e debater a questão, foram convidados atores econômicos, políticos e da comunidade científica, que atuam nos principais segmentos produtivos da agropecuária do estado da Paraíba, como abacaxicultura, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura, mandiocultura, olericultura e ovinocaprinocultura.

De acordo com o Pró-Reitor, Fernando Perazzo, as solicitações dos nove arranjos produtivos foram entregues a representantes do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para que ajudem os produtores a se firmarem no mercado.

Além disso, o objetivo do evento foi sensibilizar o poder público para que aprove leis que estão em andamento há mais de dois anos. “Queremos diminuir os tributos cobrados à classe dos produtores, promovendo uma melhor qualidade de vida, como também um espaço para ouvi-los”, disse o Pró-Reitor.

Prof. Perazzo ainda destacou que a UFPB está de portas abertas para apoiar, colocando à disposição os pesquisadores que estudam as áreas específicas dos Arranjos Produtivos Locais (APL). “Podemos oferecer os nossos laboratórios para as pesquisas, como também marcar uma reunião com o Reitor para ouvi-los, já que somos parte interessada em ajudá-los”, destacou Perazzo.

UFPB

Leia a matéria na íntegra: www.ufpb.br/ufpb/contents/destaques/Destaque5