Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-reitor de Pós-Graduação da UFPB participa do FOPROP da região Nordeste

Pró-reitor de Pós-Graduação da UFPB participa do FOPROP da região Nordeste

Evento é uma reunião anual da regional Nordeste, organizado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação
publicado: 11/09/2023 16h42, última modificação: 11/09/2023 16h42

Foi realizado, do dia 4 a 6 de setembro de 2023, em Maceió, Alagoas, a reunião anual da regional Nordeste do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação. A Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), esteve representada no evento pelo pró-reitor da PRPG professor Luiz Medeiros.

Tendo como tema "A perspectiva da pós-graduação no Brasil", a reunião anual do fórum aconteceu no Centro de Inovação e Polo Tecnológico de Jaraguá. A abertura contou com palestra da professora Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Sobre o FOPROP

O Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP) surgiu em 1985, com 51 participantes, a maioria do sudeste, no bojo da redemocratização do país e no contexto das discussões sobre os grandes temas nacionais, entre os quais o papel da universidade, da ciência e da tecnologia em um país em processo de abertura política, econômica e cultural.

Hoje, o FOPROP é uma entidade de direito privado com mais de 248 instituições associadas, que representam diferentes segmentos (públicos, comunitários e privados) de todas as regiões do país. O FOPROP promove e defende a pesquisa, a pós-graduação, a tecnologia e a inovação, identificando as necessidades nacionais e regionais nessas áreas e propondo políticas para agências de fomento.

ASCOM PRPG com informações do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação