Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-reitor da PRPG participa do Enprop 2023

Pró-reitor da PRPG participa do Enprop 2023

A 39ª edição do Encontro Nacional de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação aconteceu na capital do Paraná, no último dia 30
publicado: 08/11/2023 15h25, última modificação: 08/11/2023 15h25

Foi realizado do dia 31 de outubro a 01 de novembro, na Universidade Federal do Paraná, o 39º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop), encontro organizado pelo Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop). O evento, que aconteceu em Curitiba-PR, teve como tema "A ciência na reconstrução nacional - Desafios da Pesquisa e Pós-graduação", reuniu pró-reitores de pesquisa e pós-Graduação, três diretores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a presidente da instituição, Mercedes Bustamante. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi representada pelo pró-reitor de pós-graduação prof. Luiz Medeiros.

Durante o Enprop, os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, juntamente com a Capes, trataram de investimentos, avaliação e internacionalização e demais atividades a ser desenvolvidas no âmbitos das pós-graduações brasileiras.

Sobre o FOPROP

O Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP) surgiu em 1985, com 51 participantes, a maioria do sudeste, no bojo da redemocratização do país e no contexto das discussões sobre os grandes temas nacionais, entre os quais o papel da universidade, da ciência e da tecnologia em um país em processo de abertura política, econômica e cultural.

Hoje, o FOPROP é uma entidade de direito privado com mais de 248 instituições associadas, que representam diferentes segmentos (públicos, comunitários e privados) de todas as regiões do país. O FOPROP promove e defende a pesquisa, a pós-graduação, a tecnologia e a inovação, identificando as necessidades nacionais e regionais nessas áreas e propondo políticas para agências de fomento.

Com informações da Capes e do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa