Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB desenvolvem índice que mede a Ciência, Tecnologia e Inovação dos estados do Nordeste

Índice destaca a Paraíba em relação aos demais estados da região
publicado: 17/05/2023 15h02, última modificação: 17/05/2023 17h01

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), desenvolvem índice que mede a Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T e I) dos estados do Nordeste.

O índice é fruto de pesquisa presente na dissertação intitulada “Indicadores de ciência, tecnologia e inovação: proposição e aplicação de um índice sintético para os estados da região Nordeste do Brasil”. A pesquisa, desenvolvida pelo professor Dr. Gesinaldo Ataíde Cândido, e pela pesquisadora Ma. Débora Abrantes, teve como objetivo geral propor um Índice sintético de inovação que permita mensurar a Ciência, Tecnologia e Inovação das Unidades Federativas do Nordeste brasileiro, de modo a compilar informações relevantes para a compreensão das fragilidades e lacunas existentes.

Para o desenvolvimento da pesquisa, foram delimitados alguns objetivos específicos, como:

1. Mapear os dados disponíveis nas bases de dados que compilam informações da área de CT&I no contexto dos estados do Nordeste brasileiro;
  2. Propor um sistema de indicadores para a composição do índice a partir de um mapeamento dos indicadores de CT&I utilizados nas experiências nacionais e internacionais;
  3. Aplicar a metodologia de construção de indicadores compostos proposta pela OCDE (2008) para a construção do índice;
  4. Classificar os estados do Nordeste de acordo com o seu desempenho, avaliando as distintas dimensões do processo inovativo.

De acordo com os pesquisadores, o estudo traz contribuições em duas frentes. A primeira, para a literatura de Ciência, Tecnologia e Inovação e seus vários fenômenos. Na segunda frente, oferece uma síntese dos instrumentos de mensuração utilizados nas experiências nacionais e internacionais, assim como fornecer uma estrutura de indicadores adequados para o contexto subnacional brasileiro, considerando as características dos sistemas brasileiros e a disponibilidade de dados nas diversas instituições de CT&I.

Clicando aqui você confere um resumo executivo da dissertação “Indicadores de ciência, tecnologia e inovação: proposição e aplicação de um índice sintético para os estados da região Nordeste do Brasil”.