Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica oferece 85 vagas para a UFPB

As vagas estão distribuídas em 5 Programas de Pós-Graduação.
publicado: 29/09/2021 09h46, última modificação: 29/09/2021 09h46

Os Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) está oferecendo, no total, 85 vagas para a UFPB, distribuídas em 5 Programas.

Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica - ProEB tem por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica, em conformidade com a política do Ministério da Educação – MEC, mediante apoio às instituições de ensino superior (IES) ou rede de instituições associadas do País, responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica.

O Público alvo dos cursos são docentes das redes públicas de educação básica que estejam em efetivo exercício, ou seja, atuando em sala de aula, durante todo o período do curso.

Os Programas com inscrições abertas são:

Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMat

• 10 vagas - inscrições: 08/09 a 25/10

O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.

Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHistória)

• 12 vagas - inscrições: 10/09 a 27/10

O PROFHISTÓRIA busca a formação continuada de professores de História voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes contemporaneamente na sociedade. Esse professor precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção da educação histórica. Foi pensando nessa proposta de formação continuada que, em 2019, a UFPB ingressou na rede do PROFHistória. Vinculado ao Departamento de História e contando com professores do seu quadro efetivo da instituição, o programa atenderá a proposta da formação continuada de professores de História da rede básica, seja pública ou privada.

Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio)

• 30 vagas - inscrições: 15/09 a 18/10

O PROFBIO pauta-se na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, através da aplicação do método científico e de utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC), sendo esse “conhecimento construído” associado à transposição didática imediata para a sala de aula, de maneira que o mestrando possa trabalhar simultaneamente com seus alunos do ensino médio os conceitos-chave explorados em cada tópico de Biologia. Na UFPB, o PROFBIO está sediado no Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Além de Docentes do DSE, participam do Programa docentes do Departamento de Biologia Celular e Molecular (DBM/CCEN), do Departamento de Fisiologia e Patologia (DFP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Departamento de Metodologia da Educação (DME) do Centro de Educação (CE).

Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFArtes)

• 13 vagas - inscrições: 13/10/ a 20/10

O Prof-Artes é um programa de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional e tem por objetivo proporcionar formação continuada a docentes de Artes da Educação Básica pública, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade. O programa se estrutura em uma rede composta por 11 IES de todo o Brasil e atualmente tem a coordenação geral na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Na UFPB, o Profartes oferece vagas para as linguagens de Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo, Performance), Música e Artes Visuais.

Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras)

• 20 Vagas - inscrições: 27/09 a 24/10

O PROFLETRAS visa à capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país. O ingresso no curso se dá através do Exame Nacional de Acesso ao PROFLETRAS, que se constitui de prova com questões objetivas e discursivas e que atenda aos requisitos previstos em edital.

**

Saiba mais sobre o ProEB no site da CAPES: www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/proeb