Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Homenagem póstuma ao Professor Severino Jackson, do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, UFPB
conteúdo

Notícias

Homenagem póstuma ao Professor Severino Jackson, do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, UFPB

publicado: 17/05/2018 16h14, última modificação: 17/05/2018 16h14

Severino Jackson Guedes de Lima (nosso aguerrido Jackson) faleceu no último dia 7. Professor de profissão, pesquisador por vocação dedicou sua vida à UFPB e à pesquisa brasileira. Em sua área de atuação – materiais - quase a integralidade das edificações de laboratórios e de equipamentos de alto custo instalados no Centro de Tecnologia são frutos de projetos de pesquisa seus junto às Agências de Fomento.
Quem trabalha neste campo sabe perfeitamente, os financiamentos são concedidos tendo como parâmetro definidor o bom desempenho apurado em financiamentos anteriores. Portanto, a continuidade de apoio das agências financiadoras deixa claro a alta qualidade e importância de seus projetos de pesquisa. Ainda que, mirando-se, tão somente, a infraestrutura física e equipamentos instalados nos laboratórios comandados por Jackson se tem a dimensão de sua importância na pesquisa na área de materiais. A isto se coaduna o seu Currículo Lattes em que se comprovam os resultados de seu trabalho como investigador científico.
Estivemos juntos nestes últimos 15 anos aprovando projetos de pesquisa, em diferentes agências de fomento, especialmente na FINEP-FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS, através dos CT-INFRAs. Pesquisadores como Jackson merecem homenagens tanto pelo legado quanto pelo incentivo e inspiração às novas gerações. Seu desempenho o coloca em destaque não apenas na instituição, mas também na região e no país. Daí porque é de causar surpresa e constrangimento que o único registro nas mídias da Administração Superior da UFPB, por ocasião de seu falecimento, tenha sido um burocrático e frio aviso de ato religioso que sequer contou com a presença de alguma autoridade dessa administração, ou de um seu representante.
Outro aspecto que evidencia a falta de reconhecimento ao esforço e dedicação do Prof. Jackson, pela Administração da UFPB, foi o pouco empenho na complementação aos recursos concedidos pelas Agências Financiadoras, no sentido de concluir o Núcleo de Estudos em Processamento de Materiais (NEPEM). De outro lado, não será essa falta de cuidado que impedirá a conservação da memória de Jackson entre nós. Sua obra será a razão da permanência de sua lembrança e inspiração para que continuemos perseguindo a realização de seu sonho.
Nós, seus amigos, colegas, alunos, orientandos não temos o poder de substituir o reconhecimento institucional, todavia é com orgulho e sentimento de satisfação pelos méritos de Jackson que manifestamos louvor à sua contribuição ao avanço científico, à sua dedicação ao
trabalho de investigação e nossa saudade de seu convívio. Por fim, e para além dessa simples homenagem, declaramos ser compromisso, nosso engajamento junto às Agências Financiadoras no sentido de buscar os recursos finais à conclusão do NEPEM, seu sonho inacabado.
Marcelo Sobral – Pesquisador 1A CNPq
Coordenador do INCT-REDE RENNOFITO-UFPB