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G Suite for Education é disponibilizado para a comunidade acadêmica pós-graduação da UFPB

publicado: 28/05/2020 13h53, última modificação: 03/08/2020 18h12

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informa a comunidade acadêmica da pós-graduação, que por meio de ação conjunta da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e a empresa Google Inc, foi disponibilizado o acesso ao programa G Suite for Education para discentes e docentes.

 

De acordo com a STI, a implantação desse programa tem por objetivo propiciar ao público-alvo um endereço eletrônico que possibilite a comprovação de vínculo com a UFPB, como exigem algumas bases de pesquisa e programas especiais para universitários.

 

A PRPG com o objetivo de difundir práticas trabalho colaborativo em redes de internet e ferramentas de comunicação e informação, disponibilizou online no Canal do Youtube, o Curso Tecnologias na Educação e na Pesquisa que contem diversas das ferramentas da G Suite for Education: https://www.youtube.com/playlist?list=PLwNzmeVqlFRr3NtzqiMNSJm_Wsuxoxnqe.

 

A PRPG disponibilizou também um tutorial em vídeo para o acesso e a criação da conta institucional com o domínio “@academico.ufpb.br”, vale salientar que ele pode ser utilizado tanto por os discentes quanto por os docentes: https://www.youtube.com/watch?v=JMmTeTVbanY&list=PLwNzmeVqlFRr3NtzqiMNSJm_Wsuxoxnqe

 

Em busca de auxiliar o corpo docente no acesso a G Suite for Education, o Prof. Henry Poncio Cruz de Oliveira, Doutor em Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB), preparou um tutorial em texto passo-a-passo.

 

ETAPA 01 - ATIVAÇÃO DO E-MAIL INSTITUCIONAL


1 - Entre normalmente no SIGAA com seu login e senha.

2 - Entre no Portal Docente.

3 - Na barra de navegação, clique em OUTROS, depois em E-MAIL INSTITUCIONAL.

4 - Leia as instruções que aparecem na tela.

5 - Marque a opção " Declaro que li e aceito simultaneamente os termos de uso da Google Inc. e da Universidade Federal da Paraíba"

6 - Escolha uma das opções de e-mail que serão fornecidas. (Isso mesmo, você terá um novo e-mail institucional no domínio "@academico.ufpb.br).

7 - Crie e confirme uma senha para este novo e-mail institucional.

8 - No Campo CONFIRME SEUS DADOS", por uma questão de segurança, o sistema solicitará alguma informação de seu cadastro na UFPB, pode solicitar seu CPF, ou sua Data de nascimento, ou sua Identidade (RG). Digite o dado solicitado e logo abaixo digite sua senha do SIGAA.

9 - Clique em CADASTRAR.


ETAPA 02 - ATIVAÇÃO DO PACOTE GOOGLE SUITE FOR EDUCATION

10 - No seu navegador acesse: https://accounts.google.com/servicelogin

11 - Se você já fizer uso do Gmail, deve clicar na SUA FOTO ou PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME que aparece no canto superior direito da tela, em seguida clique em ADICIONAR OUTRA CONTA. Se não, ignore este passo e vá ao passo 12.

12 - Digite o novo e-mail institucional, aquele que você cadastrou no SIGAA. (Ex: seunome@academico.ufpb.br), depois clique em PRÓXIMA.

13 - Digite a senha do novo e-mail institucional, aquele que você cadastrou no SIGAA, depois clique em PRÓXIMA.

14 - Se aparecer uma tela do Google Proteger Sua conta, clique em CONFIRMAR.


Já pode usar as ferramentas educacionais do Google.


PS1 - Estas duas etapas só precisam ser feitas uma única vez. Doravante, basta loga-se numa tela Google usando o e-mail institucional e senha cadastrados no Sigaa (Etapa 01)

PS2 - No canto superior direito, na SUA FOTO ou PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME, existe um ícone com nove pontos, clique nele e tenha acesso as diversas ferramentas do google.

 

 

A STI disponibilizou um conjunto de questões frequentemente perguntadas para o caso de dúvidas:

 

FAQ (QUESTÕES FREQUENTEMENTE PERGUNTADAS) SOBRE O SERVIÇO DE E-MAILS PARA DISCENTES

O que é o serviço de endereços eletrônicos institucionais para discentes?

É um serviço proporcionado pela adesão da Universidade Federal da Paraíba ao programa G Suite for Education, conjunto de recursos oferecidos sem ônus financeiro pela Google Inc, tem a finalidade de que estudantes com vínculo ativo com a UFPB possam dispor de um endereço institucional em aplicações específicas que o exijam como comprovação de relação.

Quem pode solicitar um e-mail institucional para estudantes?

Qualquer pessoa com vínculo de estudante ativo no SIGAA.

Como pode ser feita a solicitação?

Para criar uma conta, basta acessar o portal discente do SIGAA, clicar em “Outros” e depois em “E-mail Institucional”. Não há outro meio disponível para que o aluno realize tal operação.

Não gostei dos nomes sugeridos. Posso escolher outro ou alterá-lo após a criação?

Não. A escolha do nome está limitada às sugestões do sistema e o endereço não pode ser modificado posteriormente.

Não consigo criar minha conta. O que fazer?

Caso tenha problemas com a criação da conta, o discente deve tirar um printscreen (preferencialmente) ou foto da tela e solicitar à coordenação de seu curso que abra um chamado ao suporte da STI, informando o seu login do SIGAA e anexando a imagem do erro. Toda a interação entre o aluno e a STI se dará por intermédio do servidor que fizer a abertura deste chamado.

Esqueci minha senha. O que fazer?

A partir do SIGAA, no mesmo lugar em que se cria a conta (no portal discente do SIGAA, clicando-se em “Outros” e depois em “E-mail Institucional”) é possível trocar a senha da conta Google vinculada.

O serviço pode ser descontinuado?

Sim. Como não há contrapartida financeira por parte da UFPB, não há garantias de que o vínculo seja mantido pela Google. A UFPB também tem autonomia para encerrar a parceria a qualquer momento. Além disso, o uso abusivo por parte do discente pode acarretar a suspensão ou mesmo o cancelamento permanente da conta.

O que pode ser considerado como uso abusivo da conta?

Qualquer uso deste recurso ligado a ações que, direta ou indiretamente, infrinjam a Legislação, assim como o Estatuto da UFPB e as demais normas da Instituição, incluindo, mas não se limitando ao armazenamento ou transferência de pedofilia ou pirataria, ameaças, tráfico de drogas, injúrias, crimes eleitorais ou a qualquer outro ilícito.

Posso usar esse serviço para sempre?

Não. Além dos riscos de descontinuidade pelos motivos supracitados, o endereço criado por esse serviço será necessariamente apagado em até seis meses após o encerramento do vínculo de discente. Não há garantias de que não possa ser deletado imediatamente após a finalização dessa ligação.

Posso usar esse endereço como um e-mail normal?

Essa iniciativa visa propiciar a estudantes comprovação de vínculo com a UFPB (Ex: cadastros em portais de pesquisas, uso de serviços do Google, programas de gratuidade ou descontos para universitários, etc). Tecnicamente, é um endereço eletrônico como qualquer outro. Entretanto, devido ao caráter temporário dessa conta, não se recomenda divulgá-lo para outras finalidades e nem associá-lo a outros serviços.

E se eu passar a ter outro vínculo com a instituição? Posso permanecer com esse endereço?

Não. Esse e-mail está vinculado à matrícula ativa de estudante e não poderá ser associado a outros vínculos da pessoa com a instituição.

Posso transformar esse endereço em um redirecionamento para outro e-mail?

Não. O uso deste endereço está restrito à finalidade original.

Uma vez apagado, o endereço que eu usava pode vir a ser utilizado por outra pessoa?

Sim. Não há garantias de que o endereço deletado não possa estar entre as opções para a criação da conta de outro discente.

Posso guardar informações confidenciais (incluindo dados de pesquisas) no Google Drive ou no Gmail?

O usuário deve procurar saber se existe restrição legal sobre o armazenamento das informações fora da Instituição e do país. Embora o decreto 8.135/13 tenha sido revogado, é da inteira responsabilidade do discente saber sobre eventuais restrições sobre dados guardados e/ou enviados.

O Gmail e o Google Drive associados a este serviço podem ser o único repositório dos meus arquivos?

Não se recomenda ter apenas uma cópia de arquivos importantes. O discente pode guardar cópias também em computadores, mídias removíveis (pendrives, HDs externos, dentre outros) ou em outros serviços online (OneDrive, Dropbox, etc).

Eu posso ter suporte quanto a problemas de uso em algum desses serviços?

Uma vez criada a conta, todos os serviços serão providos pelo Google, sem nenhuma interação técnica por parte da UFPB. O Google, por sua vez, não dá suporte aos usuários desse serviço, exceto quando há contratação de tal recurso, o que não se aplica nesse caso. Também não há um canal aberto de diálogo entre o Google e as instituições parceiras. Portanto, o usuário deve consultar os tutoriais do próprio Google e/ou materiais na Internet para tirar dúvidas sobre o funcionamento, assim como sobre eventuais falhas encontradas no uso de tais ferramentas.

Posso utilizar a mesma senha que uso em outros sistemas?

O uso da mesma senha em sistemas diferentes é uma prática altamente desaconselhada, pois se a segurança de qualquer dos sistemas em que a referida credencial é utilizada for quebrada, por quaisquer meios, criminosos poderão testar a mesma senha em outros sistemas e ter acesso aos demais recursos.

Outras pessoas podem saber minha senha e/ou ter acesso à minha conta?

Não. A conta é de uso pessoal e intransferível. Além de transgredir a regra de não compartilhar sua credencial, o discente será responsabilizado por quaisquer ações feitas por terceiros a quem deu ciência de sua senha.

Que cuidados devo ter com minha conta?

Algumas boas práticas reduzem consideravelmente a possibilidade de se ter problemas de segurança:

  • Não compartilhe sua credencial;

  • Não reutilize senhas (atuais ou antigas);

  • Não use senhas que possam ser facilmente deduzidas;

  • Não anote a senha. Se o fizer, anote apenas parte dela (em um lugar de acesso apenas seu) ou faça uso de um bom chaveiro criptografado (programa);

  • Não use sua conta em computadores públicos;

  • Evite utilizá-la em dispositivos de terceiros;

  • Não utilize sua conta em computadores que tenham softwares piratas instalados;

  • Certifique-se de que não há ninguém olhando enquanto você digita sua senha;

  • Sempre bloqueie a estação de trabalho ao ausentar-se;

  • Troque sua senha sempre que suspeitar da possibilidade de que a segurança dessa credencial possa ter sido comprometida.


Emerson Barbosa - ASCOM/PRPG