Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAPES aprova criação de dois novos cursos de Pós-graduação na UFPB

CAPES aprova criação de dois novos cursos de Pós-graduação na UFPB

publicado: 13/07/2023 13h09, última modificação: 14/07/2023 17h44

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou na última segunda-feira, 10, os resultados da 221ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), com a nova Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN).

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o órgão aprovou a criação de dois novos curso de Pós-graduação, abrangendo as áreas de História e Psicologia. Confira abaixo os cursos aprovados:

CURSO CAMPUS NÍVEL
Ensino de História* Campus I Doutorado Profissional
Psicologia Clínica
Campus I Mestrado Profissional

*: O curso será ministrado de forma associativa entre o ProfHistória e a UFPB.

O Pró-reitor de Pós-graduação da UFPB, Prof. Humberto Vilar, parabenizou a criação dos novos cursos, que trarão mais destaque e avanços para os Programas de Pós da Instituição. "A UFPB e a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) recebem com alegria a aprovação pela Capes dos novos cursos de pós-graduação. Com isto, estes novos cursos se integram à grade de programas oferecidos pela UFPB aos estudantes paraibanos e brasileiros que almejam continuar seus estudos em níveis mais elevados de formação".

Em seguida, ele destacou as diferenças entre os cursos nas modalidades acadêmicas e profissionais. "Os programas acadêmicos permitem o aprofundamento em temáticas nas suas áreas de formação superior, enquanto os profissionais oportunizam o desenvolvimento de estudos voltados a resolver problemas aplicados no mercado, tais como o desenvolvimento de aplicativos ou de projetos de inovação tecnológica, com impacto na competitividade das empresas, no emprego e na renda dos trabalhadores paraibanos".

Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da UFPB parabeniza o corpo docente, discente e técnico-administrativo dos dois Programas de Pós-graduação pela conquista e deseja que cada curso contribua, em conjunto, para o fortalecimento e melhoria da educação e internacionalização das pós-graduações da Instituição.