Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAPES aprova criação de novos cursos de Pós-graduação na UFPB

CAPES aprova criação de novos cursos de Pós-graduação na UFPB

publicado: 13/06/2023 18h28, última modificação: 22/06/2023 11h41

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou na última quarta-feira, 07, os resultados do primeiro conjunto  da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o órgão aprovou a criação de seis cursos de Pós-graduação, abrangendo as mais diversas áreas do conhecimento, Centros e Campi. Confira abaixo os cursos aprovados:

CURSO CAMPUS NÍVEL
Ciência Política e Relações Internacionais Campus I Doutorado
Gestão de Documentos e Governança Arquivística* João Pessoa Mestrado Profissional
Informática Campus I Doutorado
História Campus I Doutorado
Ciência Animal Campus II - Areia Doutorado
Serviço Social Campus I Doutorado

*: O curso será promovido de forma associativa pela Universidade Estadual da Paraíba (Instituição coordenadora) e a Universidade Federal da Paraíba (Instituição associada).

Segundo o Pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG), professor Luiz Medeiros, outras propostas de cursos apresentadas por programas da UFPB ainda serão avaliadas pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES até o próximo mês de julho.

Etapa inicial da criação de um curso de pós-graduação stricto sensu, a APCN considera, entre outros fatores, a relevância socioeconômica do curso, a competência acadêmica do programa proponente e a infraestrutura de ensino e pesquisa da Universidade.

O Pró-reitor Luiz Medeiros informou ainda que, após a autorização de criação do curso, a quantidade de vagas ofertadas e os cronogramas dos editais de seleção são definidos por cada programa de pós-graduação.

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da UFPB parabeniza o corpo docente, discente e técnico-administrativo de cada Programa de Pós-graduação pela conquista e deseja que cada curso contribua, em conjunto, para o fortalecimento e melhoria da educação e internacionalização das Pós-graduações da Instituição.

Com informações CGCOM/CAPES e ASCOM UFPB.