Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Artigo de professor da Pós em Matemática da UFPB é reconhecido nacionalmente

Artigo de professor da Pós em Matemática da UFPB é reconhecido nacionalmente

Trabalho reconhecido pelo Prêmio SBM 2023
publicado: 01/09/2023 10h35, última modificação: 01/09/2023 10h48

O artigo intitulado "Infinity Laplacian equations with singular absorptions", publicado em maio de 2022 no importante periódico Calculus of Variations and Partial Differential Equations, foi considerado, pelo Prêmio SBM 2023, o melhor artigo original de pesquisa em Matemática publicado recentemente por um jovem pesquisador residente no Brasil.

O trabalho, fruto de uma tese de doutorado, é de autoria do professor Damião Araújo, do Programa de Pós-graduação em Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto com seu ex-orientando e egresso do curso, Ginaldo Sá.

O Prêmio SBM

Organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Prêmio SBM é concedido a cada dois anos e tem como objetivo reconhecer o melhor artigo original de pesquisa em Matemática publicado recentemente por jovem pesquisador residente no Brasil. São adotados os seguintes critérios para o julgamento: originalidade, relevância, profundidade e potencial de impacto no desenvolvimento da respectiva área.

O reconhecimento

Segundo o professor Damião, o reconhecimento é fruto de empenho conjunto entre diversas instâncias da Instituição. Ele coroa o forte trabalho que a UFPB vem desenvolvendo, em especial o Departamento de Matemática e o Programa de Pós-graduação em Matemática nos últimos anos”.

"O sentimento é de muita felicidade em receber esse prêmio".

A pesquisa teve como fruto um modelo matemático que tem como foco ser usado de forma teórica e aplicada, trazendo avanços com relação a determinadas equações em modelos de difusão de gases e em efeitos de combustão.

Além disso, pode, alinhado a outros parâmetros, ser usado em setores da saúde e populacional, como explica o professor. “Em um cenário de pandemia, visando entender os números, crescimento e comportamento dos casos o modelo criado pode trazer soluções para compreender certas problemáticas”.

Confira mais detalhes da premiação no site da SBM.

Ascom PRPG e Pós-graduação em Matemática da UFPB