Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB) anunciou a realização do II Festival Internacional de Música de Câmara, de 10 e 17 de agosto
conteúdo

Notícias

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB) anunciou a realização do II Festival Internacional de Música de Câmara, de 10 e 17 de agosto

publicado: 16/07/2018 15h20, última modificação: 16/07/2018 15h20

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB) anunciou a realização do II Festival Internacional de Música de Câmara, de 10 e 17 de agosto, com concertos diários às 20 horas e, no último dia, sábado, às 17 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I da UFPB. 

O evento trará a João Pessoa artistas convidados oriundos da University of Alberta (Canadá), Örebro University (Suécia), Montclair State University (New Jersey, EUA) e Unicamp (São Paulo), além de concertistas internacionais, que se unem aos docentes da UFPB para a realização de oito concertos camerísticos. Entre os participantes, estão os violinistas Guillaume Tardif e Paul Hsun-Ling Chou, o pianista David Witten, a pianista Lena Johnson e violista Emerson de Biaggi. 

A novidade deste ano será o diálogo que o festival fará com a literatura, com a participação de poetas, escritores, atrizes e pensadores para interagirem com os musicistas e com o repertório apresentado. De acordo com o professor Felipe Avellar de Aquino, coordenador do festival, a curadoria literária do evento será do sociólogo e escritor Marcus Alves (CCTA/UFPB). Já está confirmada a participação de um conjunto de escritores paraibanos, como Sérgio de Castro Pinto, Eduardo Rabenhorst, Marcílio Franca Filho, Bernardina Freire e Maria Valeria Rezende. As atrizes Zezita Matos e Cely Farias apresentarão performances e leituras de poemas. 

Avelar informou, ainda, que o festival estabeleceu parceria com a Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), por meio de seu regente, o Maestro Thiago Santos, que realizará o concerto de abertura do Festival com a presença de solistas internacionais. Durante o festival, também haverá masterclasses, palestras e lançamentos de livros, CDs e DVDs.  

O Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB nasceu a partir das séries de concertos que são realizadas frequentemente pela área de música da UFPB, fortalecido com a criação do PPGM, em 2004. Desde então, o programa tem recebido convidados de diversas instituições do país e do exterior que se apresentam, muitas vezes, ao lado dos docentes da UFPB, enriquecendo a vida artístico-cultural do PPGM e da comunidade, uma vez que todos os concertos são abertos ao público, com entrada franca. 

Em 2013 o PPGM lançou sua Série Concertos Internacionais e a Série Concertos PPGM, que agora se ampliaram, no ano passado, com a realização do Festival Internacional de Música de Câmara, evento que objetiva consolidar a produção artística do PPGM, que é anualmente avaliada pelo Qualis Artístico da Capes como parte integrante do processo de avaliação dos programas de pós-graduação na área de Artes e Música do país. 

A programação completa pode ser acessada em: http://www.festivalinternacional2018.homesteadcloud.com