Projeto Institucional da UFPB é aprovado em chamada pública do CNPq para concessão de bolsas de mestrado e doutorado
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) comunica com satisfação a aprovação do projeto institucional submetido à chamada CNPq 23/2025 – PIBPG Ciclo 2026, que resultará na concessão de 69 bolsas de pós-graduação, sendo 47 bolsas de mestrado e 22 bolsas de doutorado, totalizando um investimento de R$ 6.141.676,80.
As bolsas serão implantadas em dois momentos, conforme orientação do CNPq: 50% no primeiro semestre de 2026 e 50% no segundo semestre de 2026. A aprovação na chamada reafirma o compromisso da instituição com o fortalecimento da pós-graduação e com a formação de pesquisadores altamente qualificados.
As bolsas concedidas representam um importante instrumento para o fortalecimento dos programas de pós-graduação, contribuindo para a fixação dos discentes e para a redução da evasão acadêmica.
A PRPG deverá lançar chamadas específicas com os critérios e calendário para a apresentação das propostas e para a concessão das bolsas aos programas de pós-graduação da UFPB no ano de 2026.
No ano de 2025, nas duas chamadas para concessão de bolsas de pós-graduação abertas pelo CNPq, a UFPB conseguiu a aprovação total de 141 bolsas, sendo 107 bolsas de mestrado e 34 bolsas de doutorado, totalizando a captação de R$ 11.223.609,60 para este tipo de benefício na instituição.
Para o pró-reitor de pós-graduação da UFPB, Evandro Leite de Souza, “A aprovação do projeto institucional é de grande relevância para a nossa universidade. Além de ampliar o número de bolsas disponíveis para os programas de pós-graduação, fortalece a política de incentivo à pesquisa e à formação de mestres e doutores. É um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido por nossos programas de pós-graduação e da relevância científica, tecnológica e social das pesquisas realizadas”.
