Quem Somos
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) é um órgão auxiliar da direção superior incumbido de planejar, coordenar e acompanhar a execução das atividades de pós-graduação e atua de forma localizada e específica no desenvolvimento dos programas de pós- graduação da UFPB. Enquanto isso, atua também de forma a se inserir de maneira sustentável e competitiva no ecossistema da pós-graduação nacional e internacional. Atualmente a UFPB conta com 60 Doutorados Acadêmicos , 40 Mestrados Acadêmicos e 19 Especializações.
Estrutura
Competências, contato e horários
Base jurídica da estrutura organizacional e das competências
Auditoria
Ações Afirmativas
O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vem criando e retomando diversos programas para cumprir as políticas afirmativas na pós-graduação. Particularmente, registrou a inclusão da pós-graduação stricto sensu no escopo da Lei de Cotas e estabeleceu que as Instituições Federais de Ensino Superior passem a promover políticas de inclusão de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência nos cursos de mestrado e doutorado.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reafirma que as ações afirmativas para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado da Instituição continuam em vigor. A UFPB possui Resolução interna que destina de 20% a 50% do total de vagas oferecidas pelos Programas de Pós-graduação para a política de cotas.
A Resolução 58/2016 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), órgão deliberativo da UFPB sobre assuntos relativos à estrutura acadêmica, dispõe que os cursos de pós-graduação stricto sensu devem adotar ações afirmativas para a inclusão e a permanência de candidatos autodeclarados negros, indígenas, de comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. Além das vagas estabelecidas em Editais, a PRPG tem trabalhado em conjunto com a Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante – PRAPE na publicação de Editais para acesso dos estudantes de Pós-Graduação à Residência Universitária, bem como para acesso ao Restaurante Universitário. Assim, reafirma o seu compromisso com uma Universidade plural, democrática e inclusiva.
Autoavaliação e Planejamento
A CAPES tem indicado grande valorização da autoavaliação e do planejamento estratégico dos Programas de Pós-Graduação, como componente do seu processo avaliativo. Assim, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPB disponibiliza um instrumento, no qual sugere um roteiro de orientação aos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba, nas modalidades acadêmica e profissional, para a realização dos seus processos de autoavaliação e planejamento, que devem considerar o estágio de consolidação do Programa e o estado da arte da Área de Avaliação. Entretanto, esse roteiro não esgota a possibilidade de incorporar elementos adicionais por parte dos Pogramas de Pós-graduação, os quais podem viabilizar o aprimoramento da visualização, avaliação e estabelecimento de estratégias aplicáveis aos processos de autoavaliação e planejamento nos seus contextos de atuação.
Centro de Referência de Políticas de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres da UFPB (CoMu)
O Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres na UFPB (CoMu), aprovado no dia 28 de setembro de 2018 pelo Conselho Universitário – CONSUNI (Resolução nº 26/2018), é um espaço institucional criado a partir das demandas das mulheres da UFPB que, desde 2017, vêm reivindicando uma política institucional de combate às opressões na universidade.
A CoMu tem como finalidade construir, implementar e promover coletivamente uma Política de Prevenção e Enfrentamento à violência contra as mulheres na UFPB a partir de três frentes de atuação: 1) o acolhimento de mulheres em situação de violência que estudam, trabalham e convivem na universidade; 2) ações de prevenção às violências contra as mulheres na UFPB; e 3) no enfrentamento das violências às quais as mulheres estão sujeitas dentro e fora do ambiente universitário.
Última atualização: terça-feira, 2 de setembro de 2025