Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > WORKSHOP INTERNACIONAL - Tendências de pesquisas em enfermagem: integrando métodos e tecnologia

publicado: 30/07/2018 14h49, última modificação: 30/07/2018 14h49

A Comissão Organizadora do WORKSHOP INTERNACIONAL - Tendências de pesquisas em enfermagem: integrando métodos e tecnologias, cumprimenta a todas e todos inscritos e agradece o interesse em participar deste evento, que será realizado nos próximos dois dias, no Auditório do CCS/UFPB.

A Programação integra dois minicursos: a) Uso do software de análise textual IRAMUTEQ” - Dra. Sandra Aparecida de Almeida (DESC/PPGENF/UFPB) Francisca Vilena da Silva (Mestranda PPGENF/UFPB); b) ORCID como ferramenta de identificação do pesquisador - Dra. Rafaella Queiroga Souto (DESC/PPGENF/UFPB). Teremos ainda a participação de pesquisadores nacionais da Faculdade de Enfermagem da Unicamp para apresentar, por meio de vídeo-conferência: a) Theory of Planned Behavior (TPB): aspectos conceituais e de aplicabilidade - Dra. Marília Estevam Cornélio; b) Construção de instrumento de medida de variáveis psicossociais com base na Theory of Planned Behavior - Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues. Contamos ainda com a participação do Dr. Pierre Pluye, pesquisador McGil University, Montreal, Canadá, para abordar Mixed methods and mixed methods review (vídeo conferência).

Ressalta-se que na última avaliação da CAPES, o PPGENF obteve a nota 5 e a recomendação de intensificar os desdobramentos estratégicos de inserção internacional dos docentes permanentes, por meio de intercâmbios acadêmicos com centros internacionais de excelência, incrementando a internacionalização das atividades do Programa. Tais recomendações vinculam-se ao processo de excelência definido pela área da Enfermagem e pretendido pelo Programa, com o fito de atender às recomendações da área de Enfermagem/CAPES e, principalmente, de incrementar a internacionalização.

Assim, este evento vem demonstrar uma das investiduras da equipe do PPGENF para ampliar as discussões teóricas e metodológicas para o aprimoramento e atualização do seu corpo discente e docente e também de pesquisadores e docentes vinculados às diferentes unidades acadêmicas que congregam a enfermagem na UFPB. Adicionalmente, busca incrementar as atividades de internacionalização e viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico com participação em redes de pesquisa nacionais e internacionais.

Parte-se do pressuposto de que ações como esta contribuem para o alcance das metas traçadas no plano de internacionalização da Universidade Federal da Paraíba, integrado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.