Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia Simpósio Internacional The Future of The City Centre

UFPB sedia Simpósio Internacional The Future of The City Centre

Evento ocorreu nos dias 05 e 06 de março em João Pessoa.
publicado: 13/03/2020 10h17, última modificação: 03/08/2020 18h21

Nos últimos dias 05 e 06, João Pessoa recebeu o Simpósio Internacional The Future of The City Centre, com apoio institucional da Capes e da UFPB, através das Pró-Reitorias de Pesquisa (PROPESQ), Extensão (PROEX) e Pós-Graduação (PRPG) e, ainda, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU). O evento faz parte de um projeto de pesquisa financiado pelo Arts & Humanities Research Council, do Reino Unido, e consolidou a UFPB como parte de um grupo seleto de universidades, juntamente com a Northumbria University Newcastle, The University of Newcastle Australia, University of South Africa e University of Strathclyde Glasgow, unido pelo apoio à discussão sobre o futuro dos centros das cidades, a partir de simpósios realizados em Newcastle, Reino Unido; Newcastle, Austrália; Pretória, África do Sul e João Pessoa, Brasil. A arquiteta e urbanista Suzana Andrade, servidora da PRPG, participou do Simpósio e nos trouxe detalhes.

O evento, que ocorreu na Usina Cultural Energisa, foi iniciado com as falas da Pró-Reitora de Pós-Graduação, professora Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa, e do Pró-Reitor de Pesquisa, Professor Isac Almeida de Medeiros. Pelas manhãs, foram apresentadas sessões temáticas de representantes do meio acadêmico, Bob Giddings e Robert Rogerson, INCITI-UFPE; do setor público, Ministério Público, Prefeitura do Conde-PB, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa-PB, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Paraíba; do setor privado, projeto Porto Digital – Recife, Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa, Instituto Raízes da Alma; e do terceiro setor, projeto BR Cidades, projeto Galerias, projeto Precisa-se de Uma Praça e Instituto Eccus.

As tardes foram dedicadas a oficinas em que os participantes, guiados pelos pesquisadores Bob Guiddings, Marcus Jefferies, PMD Rwelamila e Robert Rogerson, puderam indicar suas percepções sobre o significado de “centro da cidade” e a direção que o centro de João Pessoa está tomando, e apontar pontos fortes, fracos e potencialidades do nosso centro, com base no que foi apreendido das sessões temáticas e em suas vivências na cidade. Houve exibição de pôsteres durante todo o simpósio.

O primeiro dia foi finalizado com uma apresentação do Ballet Jovem da Paraíba, grupo que se formou na Escola de Dança do Theatro Santa Roza. Em homenagem antecipada ao Dia das Mulheres, ao fim do segundo e último dia do simpósio, apresentou-se o grupo paraibano de percussão As Calungas, inteiramente formado por mulheres.

Emerson Barbosa - ASCOM/PRPG