Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 920 vagas para exame de proficiência em língua estrangeira

UFPB oferta 920 vagas para exame de proficiência em língua estrangeira

"Exame vai verificar a habilidade de leitura na língua inglesa, francesa e espanhola."
publicado: 19/07/2022 09h44, última modificação: 19/07/2022 09h44

Noticia do site da UFPB:

Quem deseja obter Declaração de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira para participar em seleções de Programa de Pós-Graduação tem como opção o Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (InELC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No período de 21 de julho a 07 de agosto estarão abertas as inscrições para o exame de proficiência em leitura em língua estrangeira, que se destina a verificar a habilidade de leitura de candidatos e alunos de Programas de Pós-Graduação nas línguas estrangeiras inglês, francês e espanhol.

São ofertadas 920 vagas. Destas, 420 terão isenção da taxa de inscrição, sendo 250 para candidatos regularmente matriculados em programas de pós-graduação da UFPB; 50 vagas para candidatos inscritos no CadÚnico; 50 vagas para servidores da UFPB; e 70 vagas para cotas raciais. As demais 500 vagas estarão disponíveis para o público em geral pagante, pelo valor de R$100.

De acordo com a professora Andrea Silva Ponte, Diretora do InELC, candidatos a Programas de pós-graduação de outras universidades também podem realizar o exame promovido pela UFPB.

“Há uma série de processos que solicitam a necessidade de comprovação de proficiência em leitura em língua estrangeira, principalmente os programas de pós-graduação, não só na UFPB. Esse é um exame que já é realizado na UFPB há muitos anos, antes pelo DELEM agora pelo Instituto. Ele atende não só a alunos e candidatos a programas da UFPB, mas também para outras universidades”, disse.

Os candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição devem realizar a inscrição entre os dias 21 e 24 de julho, no site do instituto. Após a análise das solicitações será divulgada uma lista, no dia 02 de agosto, com os candidatos isentos da taxa de inscrição. As inscrições para o público geral ocorrem entre os dias 03 e 07 de agosto, também no site do InELC.

O candidato que precisar de assistência especial no dia de realização do exame deverá indicar, no ato da inscrição, o tipo de assistência necessária, anexando cópias dos documentos, em arquivo PDF, dos documentos que julgar necessários para a análise da solicitação.

As candidatas que tiverem necessidade de amamentar durante a realização do Exame deverão preencher o campo de assistência especial no formulário de inscrição e levar um(a) acompanhante que será responsável pela criança.

Com duração de duas horas, o Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira realizado pelo InELC compreenderá uma prova com 10 questões objetivas de interpretação de textos na língua objeto de avaliação. Cada questão equivale a um ponto, não sendo permitido o uso de dicionário ou qualquer outra fonte de consulta.

As provas serão aplicadas no Campus I da UFPB, em João Pessoa, em local a ser divulgado pelo InELC. No dia 23 de setembro será aplicada a prova de francês, no dia 24 será a vez das provas de espanhol e inglês. O resultado do exame será divulgado em 17 de outubro.

Sobre o InELC

Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais é órgão suplementar da Reitoria, com sede no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O instituto iniciou suas atividades em março de 2022, sob a Direção de Andrea Ponte e Vice-direção de Claudia Caminha Lopes Rodrigues, com objetivo primordial de contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento de línguas, literaturas e culturas, por meio de uma estrutura voltada para o desenvolvimento da política e planejamento linguísticos no âmbito da Instituição, por meio de programas, projetos e ações que possibilitem o acesso da comunidade acadêmica a diferentes línguas e culturas em diferentes espaços.

Visa contribuir para o fortalecimento e divulgação de uma série de ações que já funcionam dentro da UFPB, como a realização de cursos de idiomas, português como escrita acadêmica, ações de cultura e exames de proficiência, além de criar um espaço para o desenvolvimento de futuras atividades, projetos e parcerias.

As atividades são coordenadas e conduzidas por docentes dos departamentos do CCHLA e do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) diretamente envolvidos: Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas, Departamento de Línguas de Sinais, Departamento de Mediações Interculturais, Departamento de Língua Portuguesa e Linguística, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Departamento de Letras.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
-----------------------------------------------------

Reportagem na íntegra: www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/ufpb-oferta-920-vagas-para-exame-de-proficiencia-em-lingua-estrangeira