Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > RENORBIO oferta 95 vagas para Doutorado em Biotecnologia

RENORBIO oferta 95 vagas para Doutorado em Biotecnologia

publicado: 29/06/2020 12h36, última modificação: 03/08/2020 18h06
National Cancer Institute

O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre processo seletivo EDITAL 2020/02 - EDITAL Nº 02/ PPG-RENORBIO-UFRN/2020 – FLUXO CONTÍNUO E SELEÇÃO SEMESTRAL com 95 vagas em nível de doutorado, das quais 4 vagas são para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como instituição nucleadora, no ano letivo de 2020.

Os Objetivos do RENORBIO são formar pesquisadores, em nível de doutorado, com base técnico-científica sólida, aptos a atuar em mercados distintos, como ensino, pesquisa, prestação de serviços e indústria, é o principal eixo de atuação do NPG do RENORBIO. Dessa forma seus objetivos específicos são:

• Formar pessoal qualificado para o exercício da pesquisa e do magistério superior no campo da Biotecnologia;
  • Incentivar a pesquisa na área da Biotecnologia, sob perspectiva multi e interdisciplinar;
  • Produzir, difundir e aplicar conhecimento da Biotecnologia na realidade econômica e cultural da região Nordeste.
  • A longo prazo, espera-se que o Núcleo de Pós-Graduação (NPG), na medida em que possibilita a interação de instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais, e o aproveitamento da massa crítica existente na região Nordeste, contribua para o processo de consolidação da Rede Nordeste de Biotecnologia e para o efetivo e sistemático desenvolvimento da biotecnologia no País.

O Programa de Doutorado possui quatro áreas de concentração, a saber:

• Biotecnologia em Saúde, com três linhas de pesquisa:
    • Genética e transgênese;
    • Sanidade;
    • Conservação e multiplicação de germoplasma;

• Biotecnologia em Agropecuária, com uma linha de pesquisa:
    • Desenvolvimento de agentes profiláticos, terapêuticos e testes diagnósticos;

• Biotecnologia Industrial, com duas linhas de pesquisa:
    • Bioprospecção, biodiversidade e conservação;
    • Purificação, caracterização e produção de insumos biotecnológicos em sistemas heterólogos;

• Biotecnologia em Recursos Naturais, com uma linha de pesquisa:
    • Bioprocessos;

Para a seleção, serão analisados a Proposta de Pesquisa (critério eliminatório) e do Curriculum vitae (critério eliminatório e classificatório). Além disso, o edital conta com normas complementares para outros critérios de classificação no Item 9.

Processo Seletivo – semestre 2020.2

Divulgação do edital

27/05/2020

Período de Inscrição

27/05 a 30/06/2020

Homologação das Inscrições

03/07/2020

Divulgação dos resultados dos aprovados no currículo – e adequação do projeto a área de Biotecnologia

06/07/2020

Avaliação das Propostas de Pesquisa

07/07 a 17/07/2020

Divulgação dos Resultados

20/07/2020

Homologação do resultado final

27/07/2020

Divulgação do resultado final homologado

28/07/2020

29/07 a 14/08/2020

Para mais informações, entre em contato por:

E-mails: renorbiopb@cbiotec.ufpb.br, secrenorbio@cbiotec.ufpb.br Coordenador Local: Prof. Dr. Enéas Ricardo de Morais Gomes, UFPB Horário de Funcionamento: 9 às 13 h.

Edital

Emerson Barbosa - ASCOM/PRPG