Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRPG e PROPESQ lançam programa CAPES de internacionalização das IFES
conteúdo

Notícias

PRPG e PROPESQ lançam programa CAPES de internacionalização das IFES

“Mais Ciência, Mais Desenvolvimento”
publicado: 16/03/2017 21h14, última modificação: 04/04/2017 09h24

Foi lançado na UFPB, em reunião conjunta das Pró-Reitorias de Pós-graduação (PRPG) e de Pesquisa  (PROPESQ) com os coordenadores dos Programas de Pós-graduação stricto sensu da UFPB e com a Assessoria de Assuntos Internacionais  (AAI), o Plano Capes de Internacionalização da Pós-Graduação, a começar em 2018, para período de 4 anos.

A Capes vem realizando discussões a respeito da internacionalização das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES), no objetivo de desenhar novo programa de internacionalização adequado às necessidades das IES brasileiras.O Programa é composto basicamente por 3 etapas: mapeamento do atual estágio de internacionalização da UFPB; discussão e elaboração do Plano interno da UFPB, a ser submetido aos Conselhos Superiores; e elaboração da proposta UFPB no contexto do Plano da Capes. Ações, metas, estratégias e cronograma são os elementos que compõem a discussão.

Para subsidiar a Capes com relação ao estado atual e necessidades de internacionalização da UFPB, no propósito de aprimorar as políticas de fomento, foi distribuído entre os coordenadores de cursos e programas de pós-graduação, o formulário disposto no link abaixo:

 

https://goo.gl/forms/Ff0PEWLjtHyGEb1H2

 

Por ora, na UFPB, as atividades serão coordenadas pelo Pro-Reitor de Pesquisa, prof. Isac Medeiros, e pela Pró-Reitora  de Pós-graduação, Profa. Maria Luiza Alencar Mayer Feitosa, tudo acompanhando pelo professor José Antônio, da AAI.

O Programa abrange a capacitação de quadros em cursos internacionais de doutorado, doutorado sanduíche e pós-doutorado; missões de trabalho e pesquisa; congressos e demais eventos conjuntos; publicação de artigos e livros no exterior, entre outros. 

Nova reunião foi agendada para o dia 28 de março, quando será apresentado o diagnóstico da UFPB e discutida a preparação das demais etapas.

Segue abaixo, foto da reunião entre o representante da CAPES e os representantes dos programas de Pós-Graduação da UFPB

Reunião