Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Processo Seletivo da Pós-Graduação Sírio-Libanês 2018/2

Notícias

Processo Seletivo da Pós-Graduação Sírio-Libanês 2018/2

por publicado: 21/06/2018 10h47 última modificação: 21/06/2018 10h47

SÍRIO-LIBANÊS ENSINO E PESQUISA RECEBE INSCRIÇÕES PARA PÓS-GRADUAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE

Sete cursos de especialização voltados para médicos, gestores em saúde, profissionais assistenciais e administrativos terão início a partir de agosto; alunos terão oportunidade de discutir e buscar soluções sobre casos clínicos e situações administrativas reais de suas instituições de origem com especialistas renomados do Sírio-Libanês e do mercado

 

O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa está com inscrições abertas para sete cursos de pós-graduação com início no segundo semestre de 2018. Serão 245 vagas voltadas para médicos, profissionais da área de saúde e administrativa, com cinco cursos inéditos e dois programas já abertos em outras edições. As especializações do tipo lato sensu foram planejadas para atender às necessidades atuais e tendências do mercado de profissionais que atuem em diversas modalidades de instituições de saúde, com especialidades distintas, e são coordenados por profissionais renomados do Sírio-Libanês e do mercado, e que também atuarão como docentes.

 

Nas atividades programadas para os cursos, os alunos terão acesso à toda a estrutura do Sírio-Libanês, conhecendo o que há de mais moderno nos processos e no cuidado ao paciente – do diagnóstico ao tratamento em diversas especialidades e serviços –, além de receberem uma consultoria online exclusiva para casos reais de seus pacientes ou de processos de suas instituições de origem.

 

O curso de Oncologia Ortopédica, por exemplo, abrange casos complexos, de difícil abordagem e com potencial de grande morbidade e impacto na qualidade de vida dos pacientes.  Esta especialização tem um formato inédito no Brasil, contemplando workshops práticos em novas tecnologias e equipamentos cirúrgicos; visitas técnicas estruturadas ao banco de tecidos, setor de radioterapia e medicina nuclear, laboratório de anatomia patológica, laboratório de Biomecânica e estudo do movimento e laboratório de órteses e próteses; além de acesso a transmissões de cirurgias ao vivo.

 

Para celebrar os 10 anos do Núcleo de Cuidados Integrativos, o Sírio-Libanês criou o curso de especialização em Cuidados integrativos, focado em um dos princípios essenciais da instituição, que é cuidar. Voltada para profissionais graduados na área de saúde, essa especialização contempla a crescente presença das abordagens integrativas em instituições de saúde públicas e privadas. Estruturados em diversos formatos, os cuidados integrativos vêm restaurando o cuidado, a noção de integralidade e a preservação da saúde como princípios fundamentais da atenção ao ser humano, em contraponto a uma tendência das práticas de saúde focadas mais na cura de doenças e o alívio de sintomas, e menos na promoção da saúde e no cuidado com a pessoa em sua integralidade.

O Núcleo de Cuidados Integrativos é uma iniciativa do Sírio-Libanês que contribui com a humanização do atendimento oferecido a pacientes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, voluntários e colaboradores desde a sua criação e oferece assistência e educação em uma série de práticas integrativas, como reiki, musicoterapia, acupuntura, práticas mente-corpo/meditação, kundalini yoga e técnicas corporais e de relaxamento. Um grande diferencial deste curso serão os períodos imersivos caracterizados por vivências práticas intensivas das terapias em um ambiente junto à natureza, capaz de proporcionar um aprendizado integral interconectando corpo, mente, espírito e o meio ambiente.

 

Ministrado por renomados profissionais do corpo clínico do hospital e do Brasil, o curso de especialização em Ginecologia Oncológica e Cirurgia Minimamente Invasiva tem por objetivo atualizar e antecipar novas tendências diagnósticas e terapêuticas aos médicos com especialização e/ou residência em Ginecologia, Cirurgia Geral ou Oncologia nas competências cirúrgicas relacionadas às doenças do trato genital feminino, incluindo neoplasias malignas. No Brasil, estima-se que há uma ocorrência de aproximadamente 30 mil novos casos por ano de câncer de colo uterino, corpo útero e ovário. Esses tumores são responsáveis por pelo menos 10% de todas as neoplasias malignas nas mulheres brasileiras, com exceção do câncer de pele. Desta forma, novas tecnologias são incorporadas constantemente aos protocolos, daí a necessidade de constante capacitação e atualização dos médicos nessa área.

 

A melhoria no cuidado às doenças crônicas, estruturação da atenção primária e a implantação do Sistema Único de Atenção à Saúde contribuíram para um aumento considerável na longevidade e na exposição da população idosa a procedimentos cirúrgicos e intervencionistas de alta complexidade, constituindo-se dos maiores desafios para o médico anestesista. Na intenção de estimular e apoiar os anestesistas a desempenharem seu papel junto a essa população, o Sírio-Libanês implantou o curso de especialização em Anestesia no Paciente de Alto Risco. Pioneiro no Brasil, o curso visa a oferta à sociedade de uma assistência altamente especializada em Anestesiologia direcionada a este público médico.

 

Também como novidade no hospital, o programa Excelência Operacional Sírio-Libanês é voltado para profissionais administrativos e assistenciais com foco em melhoria de processos. A especialização capacitará os alunos na aplicação de metodologias, ferramentas e técnicas voltadas ao ganho de eficiência e eficácia nos processos corporativos, sejam eles assistenciais ou administrativos. Um dos grandes objetivos do curso é fazer o participante compreender a metodologia Lean Seis Sigma. A instituição adotou a metodologia Lean Healthcare tanto em atividades administrativas como de atenção à saúde e, dentre os resultados obtidos, destaca-se a redução de glosas em 30% e a revisão de fluxos na Central de Material Esterilizado (CME) e Centros Cirúrgicos, tornando estas áreas referências na América Latina.

Além das cinco novas especializações, o Sírio-Libanês também recebe inscrições para dois de seus cursos de pós-graduação de maior sucesso.

 

O programa de Dermatologia Oncológica foi criado devido ao fato de o hospital ser uma instituição pioneira e de referência no tratamento de pacientes oncológicos, buscando combinar tratamentos de excelência, contando com equipe multidisciplinar especializada integrada e com profissionais de alto nível de qualidade na assistência, ensino e pesquisa. Dessa forma, o curso oferece ao aluno uma imersão no tema desde a genética, biologia, diagnóstico e tratamento do câncer da pele melanoma e não melanoma, sarcomas, linfomas, infiltrações leucêmicas linfomatosas, metástases cutâneas, além do aprendizado no reconhecimento, manejo das reações adversas cutâneas, cuidados paliativos e atendimento global do paciente oncológico do ponto de vista dermatológico.

 

Já o curso de Gestão em Saúde tem o objetivo de preparar um grupo diversificado de profissionais para uma atuação de alto desempenho na gestão de serviços, com foco na melhoria do cuidado em saúde em todo o Brasil. Por meio dessa especialização, o aluno será capaz de dominar os desafios de um setor globalizado, difundindo boas práticas e incentivando a reinvenção de modelos que levem à sustentabilidade, agregando valor à área de Saúde, considerada atualmente um dos mais promissores e desafiadores setores em todo o mundo.

 

 

Para mais informações sobre os cursos, inscrições, processo seletivo e preços, acesse https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/latosensu