Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores desenvolvem respirador automatizado para auxiliar profissionais da saúde

publicado: 27/04/2020 14h49, última modificação: 03/08/2020 18h18

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com os Programa de Pós-Graduação em de Engenharia Elétrica da UFPB e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) desenvolveram um modelo de respirador pulmonar de baixo custo, para auxiliar profissionais de saúde com pacientes acometidos de doenças respiratórias.

O protótipo utilizado é baseado num modelo espanhol, o Oxygen, que já obteve o licenciamento pela Agência de Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários, o que pode facilitar a regularização no Brasil. O respirador utiliza de motor elétrico para fazer a automatização do processo de inflar o Ambu ou Reanimador Manual, enviando assim, ar enriquecido de oxigênio ou ar comprimido para o pulmão de pacientes em casos de afogamento, asfixia por substâncias tóxicas, infarto, síndromes respiratórias, entre outros.

Este projeto está sendo desenvolvido com a participação e coordenação de quatro docentes do PPGEM: Prof. Dr. Abel Cavalcante Lima Filho (Coordenador do PPGEM), Prof. Dr. Francisco Antônio Belo, Prof. Dr. Marcelo Cavalcanti Rodrigues e Prof. Dr. Rodinei Medeiros Gomes (vice-coordenador do PPGEM), além de terem a parcerias a CAPES e com o setor privado como o Projeto JEEP/SENAI, o Instituto Alpargatas, a Klinic de Campina Grande-PB.

Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) tem auliado Hospitais com a manutenção e recuperação de respiradores defeituosos e proposto sete outros em fase de submissão juntos a agências de financiamento e fortalecimento para combate ao SARS-CoV-19, como os editais:

• FAPESQPB - EDITAL Nº 003/2020 – FAPESQ/SEECT PROJETO DE MONITORAMENTO, ANÁLISE E RECOMENDAÇÕES PARA RÁPIDA IMPLEMENTAÇÃO DIANTE DA PANDEMIA DE COVID-19;

• o CAPES - EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL "PREVENÇÃO E COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS" EDITAL Nº 9/2020;

• CNPQ - Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 – Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.