Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAPES publica quatro novos editais de programas de cooperação internacional

CAPES publica quatro novos editais de programas de cooperação internacional

Os editais visam a cooperação internacional com a Alemanha e a França
publicado: 03/05/2017 09h51, última modificação: 03/05/2017 09h51

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou nesta sexta-feira, 28, quatro novos editais de cooperação internacional com a Alemanha e França. São eles:

Probral
Probral, parceria com o DAAD, tem por objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa, públicos ou privados, com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e alemães. O Programa PROBRAL visa fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado.

As inscrições serão gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, até o dia 19 de junho de 2017, mediante preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos, na página do programa. De acordo com o edital, serão selecionados até 30 (trinta) projetos conjuntos de pesquisa. As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento.

CAPES/DAAD/CNPq
O objeto da chamada é a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre Brasil e Alemanha, em todas as áreas do conhecimento, por meio de apoio
à realização de doutorado pleno, de doutorado sanduíche e de doutorado sanduíche com cotutela na Alemanha.

As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas pelo candidato, exclusivamente via internet por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas, até as 23h59min do dia 8 de junho de 2017, mediante o preenchimento do formulário de proposta online.

Acesse o edital e a página do programa.

Bragfost
Bragfost é um simpósio binacional, que ocorre alternadamente na Alemanha e no Brasil e reúne 60 (sessenta) jovens cientistas brasileiros e alemães para discutir novas fronteiras de investigação, aprofundar os conhecimentos internacionais e debater de maneira interdisciplinar desafios do conhecimento.

O candidato deve submeter sua candidatura exclusivamente via internet, até às 17h do dia 30 de junho de 2017, constando os documentos listados no edital. É prevista a participação de até 30 (trinta) brasileiros e 30 (trinta) alemães em cada edição do simpósio.

Brafitec
O edital tem por objetivo fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior brasileiras e francesas e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes, nos termos do convênio assinado entre a CAPES e a CDEFI em 2002, por meio da seleção de projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação.

Para se candidatar, aqueles que cumprirem os requisitos descritos no edital, devem preencher o formulário de inscrição, bem como enviar os documentos eletrônicos solicitados, até o dia 22 de junho de 2017, na página do programa.

Resultado
Foi publicado ainda o resultado da 2ª Chamada de 2016 da Escola de Altos Estudos (EAE). Acesse o resultado.