Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > MCTIC lança Programa Ciência na Escola

MCTIC lança Programa Ciência na Escola

publicado: 31/05/2019 09h52, última modificação: 11/06/2019 11h38

Programa Ciência na Escola, lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem por objetivo o aprimoramento do ensino de ciências nas escolas públicas brasileiras de ensino fundamental e médio.

O Programa pretende promover a interação entre docentes e discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), professores e alunos do ensino médio e fundamental; estimular a oferta da infraestrutura de laboratórios das universidades e das metodologias de pesquisa às escolas, professores e alunos do ensino médio e fundamental; promover o desenvolvimento de estudos diagnósticos e avaliativos, de novas tecnologias educacionais e de métodos de ensino em ciências; revelar jovens talentos para ciências; promover a qualificação de professores com vistas ao aprimoramento do ensino de ciências; estimular o interesse por carreiras científicas na escolha inicial de cursos de graduação.

Como uma das ações do Programa Ciência na Escolaa Chamada Pública para Instituições, que visa à seleção de redes para o aprimoramento do ensino de ciências na educação básica, encontra-se aberta para a submissão de propostas.  Tais redes deverão ser, obrigatoriamente, coordenadas por uma Universidade Federal, que será a proponente responsável pela submissão da proposta na Chamada. Ressaltamos a importância da participação das Universidades Federais na apresentação de projetos de redes que devem envolver pelo menos um Instituto Federal, Universidade Estaduais, ICTIs públicas e privadas, museus e espaços de ciências.  A Chamada encontra-se disponível na plataforma específica do Programa, com prazo final para a submissão de propostas em 24 de junho de 2019.

Na certeza de contar com a valiosa participação das Universidades Federais para o êxito do Programa em projetos relevantes para o ensino da ciência no Brasil, agradecemos e colocamos a Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTIC à disposição para mais informações.

Informações adicionais sobre a Chamada para Instituições e sobre o Programa Ciência na Escola:  https://www.ciencianaescola.gov.br

Redação pela Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas - SEFAE

Chamada Pública MEC-MCTIC Nº 01/2019 - Programa Ciência na Escola