Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAPES faz debate sobre Acesso Aberto
conteúdo

Notícias

CAPES faz debate sobre Acesso Aberto

Comunidade científica participará na discussão sobre o assunto a ser aplicado nas publicações científicas
publicado: 10/05/2023 16h31, última modificação: 10/05/2023 16h31

Acontece na próxima quarta-feira, 17 de maio, a partir das 8h15, na sede da CAPES, o Workshop Colaborativo sobre Acesso Aberto e Acordos Transformativos. O evento vai debater a disseminação da informação científica com a comunidade acadêmica, de modo a facilitar o Acesso Aberto. Um dos assuntos será o pagamento de Article Processing Charges (APC) no âmbito dos contratos do Portal de Periódicos. Haverá transmissão ao vivo no canal no YouTube. Não há necessidade de inscrição prévia.

Em novembro do ano passado, durante a 5ª edição do Seminário do Portal de Periódicos, a Fundação apresentou questões relativas aos chamados acordos transformativos. Além da assinatura de periódicos científicos, a CAPES pretende fechar parcerias que ofereçam à comunidade acadêmica brasileira a publicação de artigos em acesso aberto.

O workshop tem como base uma consulta realizada, em abril, a universidades, instituições de pesquisa e governamentais de fomento à ciência e tecnologia sobre necessidades e desafios desse tipo de acordo. O intuito é aprimorar, no âmbito da ciência aberta, a política de acesso e disseminação da informação científica da CAPES. A Fundação também lidera no Brasil um movimento para que pesquisadores possam fazer suas publicações a preços compatíveis com a realidade socioeconômica do País.

Serviço:

Workshop Colaborativo sobre Acesso Aberto e Acordos Transformativos

Dia: 17/05

Hora: das 8h15 às 18h

Local: Edifício da CAPES – Brasília

Transmissão ao vivo no canal no YouTube.

CGCOM/CAPES