Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aluna do doutorado em Zootecnia da UFPB é premiada em evento internacional

Aluna do doutorado em Zootecnia da UFPB é premiada em evento internacional

Trabalho foi considerado destaque, recebendo menção honrosa na competição estudantil.
publicado: 12/08/2021 11h14, última modificação: 12/08/2021 11h15

A aluna do doutorado em Zootecnia da UFPB/UFC Tamires Marcelino da Silva Felix, orientanda do Prof. José Humberto Vilar da Silva, foi uma das 25 estudantes premiadas no 2021 Annual Meeting of Poultry Science, promovido pela Poultry Science Association. O trabalho intitulado “Sources of sulfurous amino acids affect the expression of glucose transporters in the jejunum of broilers”, foi considerado destaque, recebendo menção honrosa na competição estudantil. O estudo foi desenvolvido em rede com a participação de pesquisadores como o Prof. Dr. Samuel E. Aggrey do laboratório de Nutrigenômica da University of Georgia dos Estados Unidos e das Profas. Patricia Emilia Naves Givisiez do Departamento de Zootecnia e de Danila Barreiro Campos do Departamento de Veterinária, ambas da UFPB.

O trabalho chamou atenção e foi bastante elogiado pela comunidade científica internacional e pelos representantes de empresas da área de nutrição animal que participaram do evento, devido ao ineditismo e ao caráter inovador da informações, que abordavam os efeitos de duas fontes comerciais de metionina na expressão de genes codificadores de transportadores de glicose no epitélio jejunal de frangos de corte.

A premiação de Tamires foi muito comemorada entre os membros do grupo de pesquisa Nepaves, porque ela foi a única estudante da América Latina premiada entre os 25 estudantes laureados, 23 deles oriundos de universidades americanas como North Caroline University, Purdue University e Auburn University.

“O trabalho apresentado por Tamires foi muito bem recebido pelos participantes do evento que além de muitos questionamentos, também, fizeram muitos elogios a proposta inovadora e arrojada da pesquisa” comentou o Prof. Humberto Vilar. Para Tamires "receber a menção honrosa neste evento internacional foi uma ótima surpresa, indica que estamos no caminho certo e que nosso trabalho está sendo bem apreciado no cenário internacional, mesmo com todas as dificuldades estamos realizando um trabalho capaz de competir com as melhores universidades do mundo". O trabalho foi desenvolvido com o apoio financeiro do CNPq e Capes e da Universidade Federal da Paraíba através da infraestrutura dos laboratórios de pesquisas, especialmente, os laboratórios de Avicultura-CCHSA e do LAPOA-CCA.

O resultado da premiação pode ser visualizado na página principal da Poultry Science Association.