Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > A PRPG DISPONIBILIZA AO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPB SISTEMA DE CONTROLE DE PLÁGIO
conteúdo

Notícias

A PRPG DISPONIBILIZA AO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPB SISTEMA DE CONTROLE DE PLÁGIO

A PRPG adquiriu e disponibilizou para o ensino de pós-graduação da UFPB uma tecnologia profissional para detecção e prevenção de plágio (software denominado iThenticate, líder mundial na verificação de plagiarismo e originalidade de textos em instituições de ensino).
publicado: 06/03/2018 14h48, última modificação: 06/03/2018 14h48

A PRPG adquiriu e disponibilizou para o ensino de pós-graduação da UFPB uma  tecnologia profissional para detecção e prevenção de plágio (software denominado  iThenticate, líder mundial na verificação de plagiarismo e originalidade de textos em instituições de ensino).


Foram cadastrados todos os coordenadores dos PPGs da UFPB na base indicada e estes, devem, por sua vez, cadastrar os docentes do seu programa, assim como todos os editores de periódicos e da Comissão Editorial Geral da IES.

 

Trata-se de um software recomendado pelas plataformas da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e do SciELO Brazil.

 

Em reunião do Fórum de Coordenadores de PPGs,  ocorrida no dia 01 de março de 2018, depois do treinamento ofertado, conforme sugestão do próprio Fórum, percebeu-se a imperiosa necessidade de regulamentação, por parte da IES, do uso e da cobertura  do sistema de detecção de similaridade (plágio), com indicação de percentuais e níveis de aceitação e não aceitação da similaridade encontrada pelo acionamento dessa plataforma.

Sendo assim, na sequência, a Pro-Reitoria de Pós-Graduação constituirá e nomeará COMISSÃO ACADÊMICA para elaboração de uma minuta de resolução que regulamente e discipline a matéria, a ser aprovada no âmbito do Conselho Superior - CONSEPE.